Tocantins

Escola do Legislativo abre 670 vagas para cursos presenciais e EaD, incluindo inglês e pré-vestibular

Matrículas seguem abertas até 31 de março ou até as vagas serem preenchidas.

Por Agnaldo Araujo 1.328
Comentários (0)

24/03/2023 15h32 - Atualizado há 1 ano
Lançamento foi feito pelo presidente da Casa, deputado Amélio Cayres

A Escola do Legislativo oferta 670 vagas em 7 cursos presenciais e 15 cursos EAD na plataforma da instituição neste primeiro semestre.

O ano letivo da escola foi aberto pelo presidente da Assembleia Legislativa do Estado (Aleto), deputado Amélio Cayres (Republicanos), no auditório desta Casa de Leis na tarde desta quinta-feira (23).

Matrículas

As matrículas para os cursos ofertados foram abertas logo após o término da aula inaugural, que foi ministrada pelo professor mestre Paulo Bonfim (conhecido no meio acadêmico como Diamante Negro), e seguem até o dia 31 de março ou até serem preenchidas todas as vagas.

As inscrições aos cursos presenciais devem ser feitas na Assembleia Legislativa do Tocantins, Palácio João D´Abreu, Praça dos Girassóis, s/n, Plano Diretor Norte, em Palmas, na sala da Escola do Legislativo do Tocantins. Mais informações no número 3212-5236. Os interessados nos cursos EAD devem acessar o site www.escoladolegto.com.br para se inscrever.

Cursos ofertados

Presenciais

  1. Inglês
  2. Coral do Legislativo
  3. Preparatório para concursos
  4. Pré-vestibular
  5. Educação Financeira
  6. Educação emocional
  7. Noções básicas de Orçamento Público

EaD

  1. Comunicação Institucional
  2. Espanhol básico
  3. Gestão de mídias sociais
  4. Informática avançada
  5. Informática intermediária
  6. Informática básica
  7. Libras – avançado
  8. Libras – básico
  9. Libras – intermediário
  10. Preparatório para concursos públicos
  11. Preparatório pré-vestibular
  12. Técnica Legislativa/Redação Oficial
  13. Como falar melhor em público
  14. Licitação e contratos – conceitual e prático – nova lei
  15. Assistente administrativo
  16. Compromisso

Ao fazer uso da palavra, Cayres reforçou o compromisso da gestão em fortalecer e ampliar a atuação da Escola do Legislativo, em todas as áreas, não poupando esforços para que o objetivo maior de atender à comunidade seja alcançado.

O diretor da Escola do Legislativo, professor Rawlinson Silva, fez uma apresentação da estrutura e missão da entidade, assim como dos cursos ofertados no início do ano letivo, ao mesmo tempo em que agradeceu as parcerias existentes com as câmaras municipais, o sistema acadêmico e órgãos públicos, o que amplia o alcance das ações da escola, tanto na formação institucional quanto na abertura à comunidade em geral.

Parcerias

São parceiros da Escola do Legislativo: Tribunal de Justiça, Ministério Público Estadual, Defensoria Pública do Estado, Unitins, UniCatólica, Tribunal de Contas do Estado, Defensoria Pública da União, Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Tocantins e câmaras municipais.

Capacitação

Nos últimos quatro anos, a Escola do Legislativo capacitou 14.800 pessoas. Nesse período foram oferecidos inúmeros cursos, como inglês (todos os níveis), espanhol, licitações e contratos, processo legislativo, mídias sociais, preparatórios para o Enem e concursos públicos.

Os cursos são todos gratuitos e têm o objetivo de oferecer aos servidores da Casa e das câmaras municipais capacitação técnica nas funções legislativas, especialmente aquelas voltadas à elaboração de leis, estudo sobre matérias orçamentárias, finanças públicas e ao exercício do poder de fiscalização.

Diante da credibilidade e da procura pelos cursos disponíveis, a Escola do Legislativo vem disponibilizando, também, vagas para servidores de outros órgãos públicos e à comunidade em geral.

Missão

A principal missão da Escola do Legislativo é promover a formação cidadã e o desenvolvimento humano, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e democrática. Para isso, procura desenvolver habilidades como a capacidade crítica, o pensamento reflexivo e a responsabilidade social, além de estimular a participação ativa na vida política e social.

Com esse compromisso, a escola proporciona um ensino de qualidade por meio de suas metas didáticas e o crescimento intelectual de todos os servidores da Assembleia Legislativa, câmaras municipais e da comunidade em geral.

Visitas guiadas

A escola também oferece “visitas guiadas” à sede da Assembleia, com o objetivo de oportunizar a estudantes do ensino médio e fundamental a conhecerem a organização, funcionamento e dinâmica do Legislativo estadual. Relatório elaborado pela escola mostra que cerca de mil alunos participaram do projeto.

Site próprio

A Escola do Legislativo ainda conta com seu próprio site: escola.al.to.leg.br, que permite aos interessados em algum dos cursos oferecidos realizar sua inscrição remotamente, além de acessar grande parte do conteúdo a distância.

Para facilitar a vida dos estudantes e da comunidade, a Escola do Legislativo conta com a plataforma digital de ensino a distância (EAD), por meio da qual já foram ofertadas mais de 5.500 vagas em dezenas de cursos gratuitos.

A plataforma digital tem o objetivo de ampliar o acesso aos cursos gratuitos, agilizar o atendimento, além de proporcionar intercâmbio cultural, tecnológico e implementação de projetos.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.