Realização do exame está prevista para 20 de outubro.
Notícias do Tocantins - O Exame Nacional de Residência (Enare) está com inscrições abertas até 5 de setembro e tem mais de 8 mil vagas distribuídas para todo o país. São 19 vagas para os programas de residência médica, multiprofissional, tendo como cenário de atuação o Hospital de Doenças Tropicais (HDT) em Araguaína.
Dessas vagas, 11 são para residência médica distribuídas nas áreas: Clínica Médica (2), Infectologia (2), Medicina de Família e Comunidade (2), Medicina Intensiva (2), Pediatria (2) e Medicina Intensiva Pediátrica (1), e 08 para programas de residência e multiprofissional em Saúde Coletiva com ênfase em Doenças Tropicais, sendo 4 para Enfermagem, 2 para Nutrição e 2 para Psicologia.
A realização do exame está prevista para 20 de outubro. A prova será aplicada em 60 cidades e o participante pode escolher onde pretende fazer a residência. Nesta edição, a organização é realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Para a residência médica, o candidato escolhe a especialidade ao se inscrever e, após a realização da prova, opta pelo local, conforme a pontuação alcançada. Já na modalidade multiprofissional, o candidato escolhe a profissão no ato da inscrição e, após a realização da prova, opta pelo programa e local, conforme a pontuação alcançada.
O sistema de classificação para o processo seletivo do Enare é semelhante ao Enem/Sisu. Todas as informações referentes ao Enare 2024-2025 estão disponíveis nos editais do processo seletivo e podem ser consultadas através do link https://bit.ly/enare2024.
De acordo com a gerente de ensino e pesquisa do HDT, Danielle Barros, os programas de residência oferecem benefícios significativos tanto para os estudantes quanto para o desenvolvimento assistencial e científico da nossa unidade hospitalar.
“Para os estudantes, esses programas proporcionam uma formação prática de alta qualidade, permitindo o desenvolvimento de habilidades clínicas e interdisciplinares em um ambiente hospitalar dinâmico. Para o HDT-UFT, a presença de residentes contribui para a melhoria dos serviços prestados, trazendo inovação e atualização constante das práticas clínicas, resultando em um atendimento mais qualificado e humanizado. Além disso, a integração de residentes e preceptores fomenta a pesquisa e a produção acadêmica, promovendo avanços na medicina e nas ciências da saúde”, conclui.
Edição anterior
Em 2023, a quarta edição do Enare registrou 68.300 inscritos, divididos em 36.555 para a área médica e 31.745 para a residência uni e multiprofissional. Foram ofertadas 5.187 vagas, distribuídas em 3.169 na área médica e 2.018 nas modalidades uniprofissional e multiprofissional, destinadas a profissionais de medicina e 15 áreas da saúde em diversos programas de 114 instituições de todo o país.