UFT

Mestrado gratuito em História das Populações Amazônicas oferta 18 vagas; aulas 50% online

Os interessados devem se inscrever até o dia 05 de março.

Por Redação 1.164
Comentários (0)

11/01/2024 17h26 - Atualizado há 3 meses
UFT de Porto Nacional

O Mestrado em História das Populações Amazônicas está com a oferta de 18 vagas, sendo 04 reservadas para cotas indígenas, afrodescendentes e quilombolas.

O mestrado é ofertado gratuitamente pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), no campus de Porto Nacional. As aulas serão 50% presenciais e 50% remotas.

Os interessados devem se inscrever até o dia 05 de março, exclusivamente pelo e-mail pphispam@uft.edu.br. A taxa de inscrição é de R$ 100,00. Todos os detalhes de como gerar o boleto e os documentos que devem ser enviados no ato da inscrição, encontram-se no edital de seleção.

Saiba mais sobre o curso

O mestrado tem como área de concentração: História e Cultura das Populações Amazônicas e conta com duas linhas de pesquisa: “Memórias, patrimônios   e organização dos espaços culturais amazônicos” e “Ensino e fontes  das  diversidades culturais amazônicas”.

A  primeira linha tem como foco a realização de pesquisas tanto sobre a história e cultura das populações amazônicas quanto sobre a organização de arquivos relacionados às memórias das populações tradicionais e sistematização de documentos que formam o patrimônio cultural de movimentos políticos, sociais e culturais, tais como: agrário, educacional, religioso e jurídico por meio de fontes históricas diversas (oficiais/privadas, orais).

A segunda se ocupa dos saberes envolvendo as populações amazônicas como a formação de profissionais em educação, com a capacitação de trabalhadores em arquivos, bibliotecas, museus, sindicatos e agremiações sociais, bem como com instituições públicas e privadas compromissadas com as populações tradicionais. A linha destaca a importância da composição das fontes para a identificação, interpretação e escrita da história.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.