Pesquisa eleitoral

Em Muricilândia, Alessandro Borges lidera pesquisa com 20% de vantagem sobre Cainã

O município tem apenas dois candidatos a prefeito.

Por Conteúdo AF Notícias 1.279
Comentários (0)

26/10/2020 10h49 - Atualizado há 3 anos
Alessandro Borges (esq.) e pastor Cainã

A Justiça Eleitoral do Tocantins reconheceu que não existe nenhuma irregularidade na pesquisa eleitoral contratada pelo AF Notícias junto ao Instituto Gauss no município de Muricilândia e autorizou a republicação dos dados.

O candidato a prefeito Pastor Cainã Guimarães (PTB), que é o 2º colocado na pesquisa, havia ajuizado uma representação eleitoral pedindo a suspensão da divulgação dos dados por causa de um simples erro de digitação no número do registro junto ao TRE-TO .

O juiz eleitoral Francisco Vieira Filho, da 34ª Zona, destacou que o AF Notícias não agiu com má-fé na divulgação da pesquisa, tendo ocorrido apenas um erro material, pois a matéria jornalística trocou o número correto 09945/2020 pelo número de outra pesquisa também contratada pelo veículo de comunicação (02337/2020).   

Assim, afirma o juiz na decisão, "não há qualquer impedimento à divulgação da pesquisa", desde que os dados estejam em consonância com os informados à Justiça Eleitoral. 

O Ministério Público Eleitoral também emitiu parecer favorável à manutenção da pesquisa. Confira aqui a sentença

VEJA OS NÚMEROS

Em Muricilândia, o candidato à reeleição Alessandro Borges (PL) lidera a corrida eleitoral com 20 pontos percentuais de vantagem sobre Pastor Cainã Guimarães (PTB). O município tem apenas dois candidatos.

Pesquisa direcionada (quando os nomes dos candidatos são apresentados ao eleitor):

  • Alessandro Borges – 55%
  • Pastor Cainã Guimarães – 35%
  • Branco/Nulo – 1%
  • Nenhum desses – 1%
  • Não sabe/Não opinou – 8%

Pesquisa Espontânea (quando o eleitor fala o nome que vem à sua cabeça)

  • Alessandro Borges – 51%
  • Pastor Cainã Guimarães – 34%
  • Não Sabe/Não Opinou – 15%

REJEIÇÃO

A pesquisa também perguntou em quem os eleitores não votariam para prefeito de Muricilândia.

Nesse quesito, Pastor Cainã é o mais rejeitado, com 31%. Já Alessandro Borges aparece com 19% de rejeição. Por outro lado, quase metade dos entrevistados não rejeita nenhum dos candidatos ou não quis opinar.

Os percentuais foram os seguintes:

  • Pastor Cainã Guimarães – 31%
  • Alessandro Borges – 19%
  • Nenhum desses – 1%
  • Não sabe/Não opinou – 49%

DADOS DA PESQUISA

A coleta de dados foi realizada pelo Instituto Gauss, sob a supervisão do estatístico Galttieri Ferreira Tavares. A pesquisa ouviu 100 eleitores no dia 7 de outubro e possui um grau de confiança de 95%. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos.

O levantamento está registrado no Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins sob o nº TO-09945/2020. A pesquisa foi encomendada pelo AF Notícias.

"O AF Notícias já tem 10 anos de serviços prestados à comunicação do Tocantins e jamais colocaria em xeque sua reputação e credibilidade com a divulgação de uma pesquisa irregular. Ao mesmo tempo, repudiamos esses ataques políticos contra a liberdade de imprensa", afirmou o advogado Arnaldo Filho, fundador do portal.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.