Chapa majoritária tem 11 partidos e mais de 90 candidatos a vereador.
Notícias do Tocantins – O prefeito Ronivon Maciel (União Brasil) e o vice-prefeito Joaquim do Luzimangues (União Brasil) foram oficialmente lançados à reeleição em Porto Nacional. A chapa foi referendada durante convenção realizada na noite desta terça-feira (30/7), na Feira do Produtor superlotada.
“Funcionários do Povo”, expressão usada agora na campanha eleitoral, Ronivon e Joaquim prometeram trabalhar por uma cidade ainda melhor na próxima gestão.
“Deus e o povo nos deram essa confiança em 2020. E nessa confiança acredito que teremos esta nova oportunidade. Quero dizer para vocês que vamos entregar a nossa cidade 100% monitorada, lâmpada de led em todos os postes. O Centro Histórico será revitalizado. Vamos entregar o transporte coletivo e o transporte universitário. A telemedicina será realidade, aumentaremos a quantidade de médicos na zona rural, vamos ampliar o Polo Multissetorial e colocar o Parque Agroindustrial de Luzimangues. Faço o compromisso que todas as ruas de Porto Nacional serão 100% asfaltadas e, com a ajuda dos deputados Ricardo Ayres (Republicanos) e Carlos Gaguim (União Brasil), teremos pelo menos 1 mil novas casas populares”, frisou o prefeito.
Segundo Ronivon, até agora, a prefeitura já entregou cinco unidades básicas de saúde, implantou o serviço de clínica da mulher, viabilizou a construção do prédio para o serviço renal, inaugurou escola de tempo integral, aumentou o número de salas, promoveu uma valorização geral no quadro de servidores efetivos, melhorou os Cras's, implantou o Cartão Alimentação que beneficia 1 mil pessoas, entregou o Polo Multissetorial, pavimentou - ou restaurou - o asfalto em quase 600 ruas e avenidas, colocou 600 bueiros, mais de 20 pontes, fez praças, quadras esportivas e muitas outras obras de infraestrutura.
Além do crescimento do PIB (Produto Interno Bruto), Porto Nacional - hoje a terceira maior economia do Estado - tem outros dois indicadores que reforçam a pujança do município – geração de mais de 2,6 mil empregos formais desde janeiro de 2021 (aumento de mais de 30% na base de postos de trabalho do município) e a liderança absoluta entre os exportadores do Tocantins, com US$ 612 milhões em grãos vendidos para fora do país em 2023.
Os bons números são acompanhados de crescimento social, com a melhora da qualidade de vida da população. “Temos o melhor time de Porto Nacional, temos as melhores ideias para Porto Nacional. Quero agradecer a todos que há quatro anos me escolheram para ser seu vice. Agradeço muito que depois de quatro anos de mandato seremos o prefeito e o vice mais bem avaliado de Porto Nacional”, pontuou Joaquim do Luzimangues.
Aliança e presenças
A chapa conta com 11 partidos (União Brasil, PRD, PT, PV, PCdoB, PSDB, MDB, Rede, PRTB, PSD e Agir) e 93 candidatos (as) a vereador (a). A convenção contou com a presença de muitos aliados, além de milhares de apoiadores.
Para o prefeito de Paraíso, Celso Morais (MDB) não há dúvidas da qualidade de Ronivon. “Não tenho dúvida que a prefeitura de Porto tem em você seu maior funcionário que será reconduzido ao cargo. Você tem o apoio dos mais importantes: Deus e o povo”, afirmou.
O prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues (União Brasil), disse que Ronivon é “um dos gestores mais humildes e trabalhadores que há no Tocantins". “O povo de Porto não pode abrir mão de você”, frisou.
O ex-governador Marcelo Miranda (MDB) salientou que a maior obra de Ronivon foi cuidar das pessoas, resgatando a dignidade da população. O deputado estadual Valdemar Júnior (Republicanos) elogiou os avanços da cidade e pediu que a população dê a Ronivon a maior vitória já vista em Porto Nacional.
Por sua vez, o deputado federal Carlos Gaguim garantiu que a futura gestão de Ronivon terá todo o apoio do governo do Estado, dos deputados e dos senadores da bancada tocantinense para seguir fazendo a transformação que Porto Nacional precisa.
Ayres lembrou do apoio e da caminhada em 2020, ressaltando que a simplicidade, a humildade e a vontade de trabalhar cativaram as pessoas. Segundo ele, agora a situação é outra e com apoio de tantos líderes políticos há condições de se fazer muito mais por Porto Nacional. “Não precisamos falar do adversário, porque o nosso trabalho por si só”, pontuou.
Ronivon agradeceu a todos os apoiadores presentes, destacando qualidades de cada um, e também fez questão de enaltecer o ex-prefeito Paulo Mourão (PT) - que não pode comparecer -, chamado de melhor prefeito da história de Porto Nacional pelo candidato à reeleição.