Eleições 2024

Servidores estaduais da Educação lotam reunião de Jorge Frederico e criticam o Ideb municipal

Professores e gestores criticaram a gestão municipal

Por Redação 851
Comentários (0)

13/09/2024 15h15 - Atualizado há 3 dias
Reunião do candidato em Araguaína.

Notícias de Araguaína - A campanha de Jorge Frederico (Republicanos), da Coligação Araguaína Pode Mais, para a Prefeitura ganhou um reforço com a adesão de centenas de servidores públicos estaduais da educação, na noite desta quinta-feira (12/09). A reunião foi marcada por depoimentos de educadores que pedem a união entre Estado e Município para melhorar a Educação municipal.

Estiveram presentes, além de coordenadores educacionais, diretores de escolas e professores, o deputado federal Lázaro Botelho (PP), o estadual Marcus Marcelo (PL) e a ex-deputada estadual e ex-prefeita de Araguaína, Valderez Castelo Branco (Republicanos).

Para a professora de matemática da rede estadual, Evoneide Gomes, a base da educação tem que melhorar muito em Araguaína. “Isso desde o início, o estudante tem que ser estimulado para chegar no segundo grau envolvido, hoje eu recebo aluno semianalfabeto, tem aluno no 6º ano que não sabe operações básicas de multiplicar e dividir e isso atrapalha, pois ele não consegue ver o conteúdo da série que ele está, pois tem que ensinar o que ele não viu lá na série inicial”, afirmou a professora.

Ideb não está bom

O Superintendente Regional de Educação, Luis Boenergio, não poupou críticas à educação municipal e declarou que este é o momento de Araguaína trabalhar junto com o governo estadual. “A educação tem que caminhar junto, é a nossa oportunidade, hoje a educação municipal está isolada”.

Boenergio também criticou os recentes números divulgados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). “O aluno de 2º ano tem que ler e escrever e, infelizmente, isso não está acontecendo aqui, o que estamos vendo é um aluno que não está se desenvolvendo como esperado, como deveria, eles chegam no segundo grau. O Ideb municipal não está bom, isso é uma falácia que andam falando por aí”, afirmou.

Servidor valorizado

Jorge Frederico agradeceu o apoio recebido e declarou que tem defendido a necessidade urgente de fortalecer a união e trabalho entre os poderes, assegurando que os recursos, projetos e investimentos fluam de maneira integrada, beneficiando diretamente as escolas, professores e, principalmente, os alunos.

Para ele, a educação é uma prioridade e não está sendo valorizada como deveria. “O nosso Ideb está abaixo do que estão divulgando por aí, infelizmente estamos atrás de municípios muito menores que nós. Isso tem que mudar e nós vamos mudar isso. É preciso valorizar o servidor, o professor é a base de tudo e ele está deixado de lado, mas nós vamos mudar isso. A data-base será respeitada, assim como as progressões, como o Governo do Estado tem feito. É urgente de fortalecer os laços entre o município e o estado, assegurando que os recursos, projetos e investimentos fluam de maneira integrada, beneficiando diretamente as escolas, professores e, principalmente, os alunos”, afirmou Jorge. 

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.