Preparação

Urnas do Tocantins são preparadas para o embate histórico entre Lula e Bolsonaro no 2º turno

Equipamentos serão utilizados nas 3.957 seções eleitorais instaladas no estado.

Por Redação
Comentários (0)

21/10/2022 08h06 - Atualizado há 1 ano
Lula e Bolsonaro disputam o 2º turno da eleição presidencial

Dando seguimento às atividades relacionadas às Eleições Gerais de 2022, as 33 zonas eleitorais do Tocantins deram início às cerimônias públicas de preparação das urnas eletrônicas que serão utilizadas no domingo de votação (30/10). Nesta sexta-feira (21/10), em Palmas, ocorre a carga das urnas e lacração dos equipamentos.

Os procedimentos regulamentados no art. 80 da Resolução TSE nº 23.669/2021 são públicos, abertos à participação da sociedade para acompanhar presencialmente nos cartórios eleitorais todas as etapas do processo. 

O trabalho começa com a geração das mídias contendo as informações referentes ao 2º turno, segue com a inserção destas mídias nas urnas eletrônicas, passa pela lacração dos equipamentos e, no dia 28/10, ocorre a última verificação antes da votação. “No dia 28 de outubro as urnas são novamente ligadas em cerimônia pública apenas para verificar se elas estão lacradas, se os sistemas estão corretos, se estão com as informações de data e hora e demais informações adequadas para o processo de votação - mais um procedimento de conferência de verificação e transparência do processo eleitoral”, explicou o secretário de Tecnologia da Informação, Valdenir Borges Júnior.

As cerimônias de preparação aconteceram na quinta-feira (21), nos 33 cartórios do estado, abrangendo todas as urnas que serão utilizadas nas 3.957 seções eleitorais instaladas no Tocantins. Ação visa a transparência pública e reforça os mecanismos de segurança do sistema eletrônico de votação. “A Justiça Eleitoral é 100% trabalho em equipe, que funciona de forma concatenada, coordenada. Cada um fazendo suas atividades de forma cíclica e com tudo dando certo”, ressaltou o diretor-geral do TRE-TO, José Machado dos Santos. 

Para o promotor eleitoral Fábio Lang a Justiça Eleitoral vem trabalhando de forma cada vez mais transparente e as cerimônias públicas confirmam a lisura do processo eleitoral.  “Aqui, todos trabalham com muita dignidade e com imparcialidade para garantir um pleito seguro e transparente”, afirmou.

Palmas

Em Palmas os trabalhos foram acompanhados pelo juiz eleitoral, Antiógenes Ferreira, o promotor eleitoral, Fábio Lang, o diretor-geral do TRE-TO, José Machado dos Santos, o secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal, Valdenir Borges Júnior, profissionais da imprensa, equipe de servidores do cartório eleitoral e da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica. 

“Nossa prioridade é primar pela qualidade, nosso lema é o atendimento e o trabalho realizado pela equipe com excelência. Então, deixo aqui o meu reconhecimento a todos, por ver essa coesão, por ver de uma forma concreta a efetividade desses nossos valores e missões programadas pelo TRE Tocantins na prática, resultando nesse bom resultado alcançado”, disse o juiz eleitoral Antiógenes Ferreira.

Tivemos um 1º turno realizado de forma rápida, célere, com segurança e, principalmente, sem nenhum tipo de ocorrência que tenha prejudicado o processo eleitoral; fomos a terceira capital a finalizar o processo de totalização. No 2º turno não será diferente; as observações registradas nas atas pelos presidentes de mesa e administradores de prédio já estão sendo tratadas, e as dificuldades ou gargalos apontados serão sanados para 30 de outubro”, complementou a chefe de cartório, Ana Cecilia Machado Catapan.

As cerimônias de preparação aconteceram na quinta-feira (21), nos 33 cartórios do estado,

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.