Tocantins

Trechos da TO-010 que passam dentro de reservas indígenas devem receber pavimentação asfáltica

Segundo Wanderlei, o objetivo é tirar as aldeias do isolamento.

Por Redação 559
Comentários (0)

20/11/2021 11h00 - Atualizado há 2 anos
O foco do governo é pavimentar os 8 Km que passam por terras indígenas

A Agência Tocantinense de Transporte e Obras (Ageto) iniciará de imediato os estudos para pavimentar um percurso de 8 km entre os municípios de Lajeado e Tocantínia, segundo o Governo do Tocantins. 

A ação ocorrerá após o governador Wanderlei Barbosa se reunir com prefeitos e representantes de órgãos federais para tratar da pavimentação de trechos da TO-010 que passam dentro de reservas indígenas.

Após a conclusão de todas as etapas para a pavimentação do trecho Lajeado/Tocantínia, serão iniciados outros estudos para a pavimentação entre Pedro Afonso e Tocantínia, e, posteriormente, do trevo da TO-010 até o município de Rio Sono.

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que é responsável pela licenciatura ambiental das áreas indígenas, foi representado pelo superintendente do órgão no Tocantins, Luiz Carlos Fernandes.

Durante a reunião, o superintendente do Ibama afirmou que o órgão caminhará junto ao governo para melhorar a qualidade de vida das comunidades indígenas. “Como serão diversas obras, a primeira servirá de exemplo para as seguintes. Então, como será o mesmo órgão, o licenciamento será mais fácil, pois todo o grupo estará alinhado nas obras e projetos, e o segundo e terceiro trecho ficam mais fáceis”, sugeriu Luiz Carlos Fernandes.

O presidente da Ageto, Márcio Pinheiro, explicou que tudo será feito em etapas. “Acredito que está num bom momento para a junção de forças para tirar esse gargalo tão próximo da Capital. Começaremos primeiro com o trecho Lajeado/Tocantínia, que será uma escola, e vamos replicar em Tocantínia/Pedro Afonso e também do trevo da TO-010 até Rio Sono. Assim, no futuro, vamos trabalhar com mais agilidade em toda área indígena que estiver nesta situação”, explicou o gestor da pasta.

O governador Wanderlei Barbosa determinou que os estudos iniciem imediatamente. “Vamos dar prosseguimento e vamos fazer de tudo para que essa obra aconteça. Mas, no momento, vamos focar neste trecho de 8 km, tirando as aldeias de Tocantínia do isolamento. Temos o recurso para fazer a obra e precisamos do empenho de todos. Temos os órgãos federais aqui, se faltar algum documento, por exemplo, nos orientem para corrermos atrás para resolver”, ressaltou o governador.

O processo de pavimentação será feito por etapas

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.