Retorno aos trabalhos

Andrade promete 'justiça' na reforma previdenciária do Tocantins; Gomes defende '2º ciclo de crescimento'

A sessão especial desta terça-feira (4) marcou a abertura do ano legislativo no Tocantins.

Por Nielcem Fernandes 1.039
Comentários (0)

05/02/2020 09h05 - Atualizado há 4 anos
Na abertura dos trabalhos, Andrade prometeu justiça quando for avaliar a Reforma da Previdência

Os deputados estaduais do Tocantins voltaram ao trabalho na manhã desta terça-feira (04). A sessão especial que marcou o início do ano legislativo contou com a presença de várias lideranças partidárias, além de representantes do Governo do Estado, Tribunal de Contas (TCE) e Poder Judiciário.

GOVERNO DO ESTADO

Representando o governador Mauro Carlesse (DEM), o secretário da Casa Civil, Rolf Vidal, apresentou um balanço das ações da gestão em 2019 e as metas para 2020. Um dos destaques da mensagem palaciana foi o enquadramento na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). De acordo com o porta-voz do governo, houve um corte de R$ 386,7 milhões nas despesas.

Entre as principais metas da gestão para 2020, o secretário elencou a melhoria na qualidade de vida da população tocantinense e a integração com a região do Jalapão. “Para o ano de 2020, o Governo do Estado do Tocantins reforçará e intensificará os trabalhos que resultarão no desenvolvimento do Estado e na melhoria da qualidade de vida de nossa gente. A tão sonhada plena integração do Jalapão se tornará realidade”, declarou.

PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA

O presidente da Casa, deputado Antônio Andrade (PTB), prometeu justiça em relação à Reforma da Previdência. “Quando a Reforma da Previdência chegar nessa Casa, iremos fazer justiça com todas as categorias e servidores do nosso Estado. Não iremos votar nada a toque de caixa”, adiantou.

Andrade falou também sobre as conquistas e obstáculos do Legislativo em 2019. Segundo o presidente, o trabalho dos parlamentares foi pautado pela soberania, liberdade e compromisso com a prática política e com o povo tocantinense. “Não medramos e nem tão pouco fomos moldados aos interesses apequenados e particularizados de alguns poucos”, disse o presidente.

O presidente também enfatizou o trabalho conjunto entre o Legislativo e o Executivo, que segundo ele, contribuiu de forma contundente para o desenvolvimento do Estado.

“Na caminhada de conquistas, essa Casa Legislativa se aliou ao Palácio Araguaia, respeitando nossa independência institucional, fomos e seremos companheiros do governador Mauro Carlesse, que tem implementado ousados projetos na busca de construir os pilares do desenvolvimento em prol de um Tocantins que possa distribuir riquezas, dignidade e cidadania plenas”, ponderou.

LÍDER DO GOVERNO NO CONGRESSO

O líder do governo no Congresso, senador Eduardo Gomes (MDB) reafirmou o compromisso com o desenvolvimento do Estado e anunciou a parceria entre a TV Assembleia e TV Senado. Segundo ele, era um compromisso com o legislativo tocantinense.

O senador também tranquilizou a população a respeito dos recursos destinados ao Estado. “Ano passado nós tivemos a maior liberação de recursos para os estados e municípios da história do país. Todos os esforços serão feitos para que os recursos complementares cheguem ao Estado em todas suas áreas. Tenho certeza que será um ano muito proveito do ponto de vista do orçamento”, disse o Senador.

O líder do governo lembrou ainda que a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), já está funcionando e deve investir algo em torno dos R$ 300 milhões no Tocantins em 2020, de “maneira suprapartidária e transparente”.

Gomes voltou a defender o que ele denominou de "segundo ciclo de crescimento" por meio da parceria entre a Assembleia, municípios, bancada federal e Governos estadual e Federal.

Em ano de eleição, o ‘pacificador’ criticou a antecipação do processo eleitoral em nome do desenvolvimento do Estado. “É preciso dar as mãos. Todos temos a responsabilidade de buscarmos através da parceria efetiva, e do compromisso com a população, o desenvolvimento do Estado”, reafirmou.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.