João Victor

Aos 18 anos, jovem de Araguaína é favorito ao título do Campeonato Brasileiro de Motocross

João Victor Alves tem 18 anos, é apaixonado pelo esporte desde pequeno e disputa o campeonato pela 1ª vez.

Por Redação 1.574
Comentários (0)

06/08/2019 16h37 - Atualizado há 4 anos
Jovem durante corrida

Apaixonado pelo esporte desde pequeno, o araguainense João Victor Alves Fernandes, de 18 anos, disputa o Campeonato Brasileiro de Motocross pela primeira vez.

A oito pontos de liderar sua categoria, a MX 2 Jr., João pode superar essa diferença no próximo dia 18, quando acontece a 5ª rodada do Campeonato em Faxinal-PR, a 1.600 Km de casa. De olho no título, no dia 13 de agosto, ele coloca o pé na estrada rumo ao Paraná.

João Victor vê na distância uma fonte de ânimo. “A gente mora no Norte e as corridas do brasileiro acontecem tudo no Sul e Sudeste. Toda corrida a gente anda 1.500/ 1.600 Km, tem que sair de casa na terça-feira, mas, isso só dá mais vontade, mais garra e raça”, afirmou.

A paixão pelo motocross fez João Victor mudar de Araguaína para Gurupi no início de 2019 para se dedicar ao esporte e agora o coloca entre os favoritos na mais importante disputa dessa modalidade esportiva no país.

Ele segue para as competições com seu treinador, César Xavier, que decidiu apostar alto no sonho de João. “Eu tenho o César aqui em Gurupi, eu moro na casa dele. Ele não mede esforços para me ajudar. Eu falo ‘vamos treinar’, ele está pronto, ‘vamos descansar’, ele está pronto”, diz João Victor.

O jovem também reconheceu a importância do treinador diante dos resultados alcançados. “Sem ele, com certeza, não estaria tendo os resultados, não estaria indo tão longe”, enfatiza.

João Victor conta com alguns patrocinadores que também acreditaram no seu potencial. “Junto ao César que comprou a ideia, também acreditou no meu potencial o Emerson da Açaí Vitanat, que não mediu esforços me proporcionando uma moto Super-competitiva e todo o suporte no campeonato brasileiro. A AGT Log, Adubem Fertilizantes, Acaiteria Mix, PlayCell, Mega Aço Inox e vereador André Caixeta, de Gurupi, que ajudam nas despesas de viagem e ainda, Bravo Racing e Vita Racing que nos ajudam com peças para manutenção das motos”, pontua.

Trajetória no Motocross

A paixão pelo motocross cresceu com João Victor. “Desde pequeno eu fui amante do esporte e meu pai sempre me incentivou. Eu disputei os campeonatos Goiano, Tocantinense e Paraense, já participei de muitas corridas, mas nunca tinha tido a oportunidade de participar do brasileiro”, lembra.

O campeonato brasileiro é a competição mais importante para a modalidade esportiva. “Tem a categoria de base e é até certa idade, que é de acesso a categoria profissional. No meu caso, que completo 18 anos nesse ano, essa era a minha última oportunidade de participar e conseguir se destacar no campeonato brasileiro. E desde o início do ano a gente só trabalha em torno disso”, ressalta.

Com dedicação exclusiva ao campeonato, João Victor e César Xavier encontraram nas corridas regionais mais de uma oportunidade: arrecadar dinheiro para arcar com as despesas pessoais, somar aos patrocínios durante as viagens e treinar para o brasileiro.

Para não ficar parado quando não está tendo etapa do Bbasileiro, a gente sempre está indo em corrida no Pará, na Bahia, no Goiás e no Maranhão para não perder o foco e sempre estar no ritmo” pontua João Victor. “É um desafio muito grande, mas é continuar com o trabalho, temos mais quatro etapas para frente e buscar o título”, afirma.

Participação no Campeonato Brasileiro de Motocross - Categoria MX 2 Jr.

Apesar do pneu traseiro que furou durante a prova, João Victor subiu ao pódio no 4º Lugar na última corrida e 4ª Etapa do brasileiro, em Fama (MG), que aconteceu em 23 de junho de 2019.

Em Três Lagoas (MG), na 3ª Etapa, ele ocupou o lugar mais alto do pódio, revelando ali todo talento e determinação que o sonho exige.

Em Morrinhos (GO), 2ª Etapa, o jovem pegou o 4º Lugar. Essa era sua estreia na competição, pois em Alfenas (MG), onde estava prevista a 1ª etapa do campeonato, a organização cancelou a prova por causa da chuva forte que poderia comprometer a segurança dos pilotos.

Campeonato Brasileiro de Motocross ao Vivo

Acompanhe as transmissões das provas ao Vivo no YouTube pelo canal CBMTV – Motociclismo Brasileiro.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.