Em Piraquê

Aos 85 anos, idosa paraplégica sofre descaso na saúde pública no Tocantins

A idosa ficou paraplégica em decorrência de um AVC, em 2017.

Por Márcia Costa 1.592
Comentários (0)

12/09/2018 09h24 - Atualizado há 5 anos
Altina Sirqueira Gomes, de 85 anos

Paraplégica e com várias feridas pelo corpo, a idosa Altina Sirqueira Gomes, de 85 anos, está com dificuldades para encontrar medicamentos na Secretaria Municipal de Saúde de Piraquê, cidade onde mora.

Familiares da idosa denunciaram o descaso ao AF Notícias. Altina Sirqueira ficou paraplégica em decorrência de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), em 2017, e frequentemente aparecem feridas no corpo apesar de todos os cuidados da neta Iandra Sousa.

Os curativos devem ser feitos duas vezes ao dia para evitar infecção. No entanto, a neta relatou que os medicamentos e materiais necessários estão em constante falta no município.

A neta também contou que os familiares compram parte do material, mas o custo é alto. "Fui buscar os materiais no pronto atendimento da cidade nesta terça-feira (11) e fui informada que estavam em falta”, disse.

Conforme a família da idosa, o secretário Municipal de Saúde, Paulo Sérgio, disse que aguarda chegar os materiais, mas não deu nenhuma previsão.

Enquanto os materiais não chegam, os ferimentos da idosa estão expostos. "É rotineiro a falta de materiais para os curativos e nós não sabemos o que fazer. A saúde no município é um caos e corremos risco de perder minha vozinha a qualquer momento. Precisamos que alguém nos ajude”, clamou Iandra Sousa.

Além de esparadrapos, o município tem deixado de fornecer soro, luvas, fraldas, óleo AGE e gases.

O OUTRO LADO

Por telefone, o secretário de Saúde confirmou a falta dos materiais, mas disse que o pedido já foi realizado junto à empresa fornecedora.

O secretário acrescentou que conseguiu alguns materiais esparadrapos para atender a idosa.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.