Protesto

Aprovados no concurso da Defesa Social acampam em frente à Seciju em Palmas

Os aprovados no concurso público aguardam a nomeação desde 2014.

Por Nielcem Fernandes 564
Comentários (0)

30/05/2019 10h41 - Atualizado há 4 anos
Os mais de 120 candidatos aguardam desde 2014 para serem nomeados

Os candidatos aprovados no quadro reserva do concurso público da Defesa Social do Tocantins estão acampados na porta da Secretaria de Cidadania e Justiça (Seciju) por tempo indeterminado. Eles reivindicam a nomeação de 125 aprovados que já realizaram o Curso de Formação.

O representante da comissão dos aprovados, Aurilei da Costa Franco, disse que os candidatos estão esperando desde 2014. "Já chamaram a primeira turma que fez o curso de formação. Nós também deveríamos ter sido chamados. Segundo o edital, era para termos feito o curso de formação junto com a primeira turma. Porém, o governo não convocou o cadastro de reserva mesmo já tendo feito o TAF (Teste de Aptidão Física), prova objetiva e exames médicos e psicotécnicos", disse.

A prova final do curso de formação foi realizada em fevereiro deste ano e, desde então, os candidatos aguardam a tão sonhada nomeação. "Ainda não temos nenhum posicionamento por parte do Estado. O secretário disse que não nos recebeu, pois ainda não tem nenhuma novidade. Disseram apenas que estão estudando a respeito do impacto-financeiro das nomeações. Sabemos que existe a demanda e que há servidores contratos. Estamos preparados e capacitados para sumir nossas funções e retribuir todo esse investimento por parte do Estado", acrescentou.

Os candidatos também denunciaram ao AF Notícias que o Governo do Estado ainda não pagou a bolsa-auxílio referente ao curso de formação, no valor de 50% do salário ofertado no edital do concurso. 

“Mais de quatro meses após a finalização do curso de formação, nós ainda não recebemos a nossa bolsa. Gastamos para fazer o curso e ainda não recebemos. Essa seria uma ajuda de custo para nos mantermos durante o curso. Vamos ficar aqui por tempo indeterminado”, concluiu.

O QUE DIZ A SECIJU

Em nota, a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) informou que está trabalhando na articulação junto às demais pastas para tornar possível a inclusão orçamentária que viabiliza a nomeação e chamamento dos 126 aprovados em cadastro reserva no concurso público da Defesa Social e Segurança Penitenciária do Estado do Tocantins e que o Governo do Tocantins trabalha para dar posse aos aprovados.

A Seciju informou ainda que para dar continuidade ao certame, o Estado autorizou a oferta do Curso de Formação Profissional, fase obrigatória do concurso, entre janeiro e fevereiro deste ano. Foram 132 convocados para o Curso de Formação e 126 candidatos aptos para o trabalho. 

Os candidatos estão protestando na portada da Seciju e dizem que a manifestação não tem prazo
A Seciju diz que o governo está trabalhando para dar posse aos aprovados

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.