Covid-19

Araguaína e Santa Fé negam aplicação de vacinas vencidas; Palmas identifica 39 registros

Secretarias da Saúde apontam erro de registro no sistema nacional.

Por Joselita Matos 622
Comentários (0)

03/07/2021 10h12 - Atualizado há 2 anos
Apenas Palmas confirma

Após publicação de reportagem pela Folha de São Paulo informando sobre aplicação de doses vencidas da AstraZeneca em 1.532 municípios brasileiros, incluindo 24 cidades do Tocantins, as secretarias municipais de Palmas, Araguaína e Santa Fé do Araguaia já se manifestaram sobre a polêmica.

Palmas

Em nota, a Prefeitura de Palmas informou que a Central Municipal de Rede de Frio (Cemurf), da Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus), identificou 39 registros de doses com data de administração após o vencimento, pertencentes ao lote CTMAV501, com validade em 30 de abril de 2021.

Ainda segundo a nota, a Secretaria está “averiguando eventual erro de lançamento de dados e aguarda orientação do Ministério da Saúde (MS) sobre qual procedimento adotar, em caso de aplicação das doses fora do prazo de validade”.

Araguaína

Já a Secretaria da Saúde de Araguaína informou que nenhuma pessoa recebeu doses vencidas da vacina contra a covid-19.

A Secretaria informou que no dia 29 de janeiro, o Município recebeu a primeira remessa de vacinas Astrazeneca/Fiocruz, 2.340 doses com lote: 412Z004 e validade para 13/04/2021. “Todas as doses foram aplicadas no mês de fevereiro. Uma segunda remessa com 780 doses do mesmos lote e validade foi recebida no dia 1° de março, e todas aplicadas no mesmo mês”, declarou em nota a Secretaria.

Sobre as 10 doses que teriam sido aplicadas fora da validade, a Secretaria afirma que trata-se de “um erro de registro no sistema de informação SI-PNI, no qual todos foram identificados, corrigidos e que a correção não migrou para a base nacional de dados”.

Finalizou informando que “o processo de recebimento e entrega de doses pelo Município é acompanhado por meio de notas fiscais eletrônicas e passa diariamente por um rigoroso controle, para que nenhuma dose seja perdida”. Destacou também que todos os registros nos cartões de vacinação dos cidadãos possuem a validade da vacina recebida descrita, assim como data de aplicação, lote, fabricante, assinatura do vacinador e local de aplicação.

Santa Fé do Araguaia

A Prefeitura de Santa Fé do Araguaia também esclareceu sobre as doses da AstraZeneca. Em nota, o Município afirma que as vacinas são distribuídas pela Gerência Estadual de Imunização às quartas-feiras e que imediatamente realizam a programação, divulgação e a administração das doses.

Ainda segundo a Prefeitura, as doses, antes de serem administradas, são conferidas observando o Lote e Prazo de Validade. “Sendo descartadas quando as mesmas estão com prazo de validade expirado, seja por prazo de validade ou por ter expirado o tempo em que a mesma pode ser usada após aberta”, informou.

Ressaltou que o lote citado na reportagem da Folha de São Paulo foi administrado por completo dentro do prazo correto. “Quanto ao frasco citado como aplicado após vencimento é devido à ocorrência de erro no registro do sistema SIPNI”, completou.

O Município ainda informou que tal erro causou distorção de informação, “causando tamanho prejuízo quanto a confiabilidade do nosso trabalho que é realizado com muita responsabilidade pela Equipe da sala de vacina”.

A Prefeitura disse que já entrou em contato com a Gerência de Imunização pedindo esclarecimentos sobre as informações das doses vencidas que teriam sido aplicadas e está aguardando o posicionamento oficial do órgão.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.