Luto

Autor do 1º livro sobre a história do Tocantins, jornalista Otávio Barros morre aos 80 anos

Ele faleceu em Palmas, após ficar internado por cerca de um mês.

Por Joselita Matos | Conteúdo AF Notícias 649
Comentários (0)

12/03/2022 15h19 - Atualizado há 2 anos
Jornalista Otávio Barros faleceu neste sábado, em Palmas.

O jornalista Otávio Barros da Silva, 80 anos, morreu neste sábado (12/03), em Palmas, por complicações de uma pneumonia bacteriana. Ele estava internado na UTI há cerca de um mês na capital do estado.

Jornalista pioneiro no estado, ele foi autor do primeiro livro sobre o Tocantins - "Breve história do Tocantins" (Edição Fieto/1997) - e de vários outros que retratam a história do mais novo estado brasileiro.

Otávio Barros deixa quatro filhos e três obras inéditas: Thetonio Segurado, o patrono do Tocantins; Siqueira Campos, o fundador do Tocantins e Palmas, a Capital do Tocantins.

Natural de Ouricuri (PE), nasceu em 20 de novembro de 1941. Otávio foi o primeiro jornaleiro da sua cidade, ainda nos anos 60. Foi correspondente dos jornais "Diário de Pernambuco" e "Jornal do Commercio", fundador do jornal "O Sertão", todos em sua cidade natal.

Em sua trajetória profissional trabalhou em vários outros jornais em diferentes estados brasileiros, como São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Piauí, Maranhão, até chegar em Araguaína, no então norte goiano na década de 1970, dirigindo os jornais "Tribuna da Amazônia", de 1973 a 1975, e o "O Estado Tocantins", a partir de 1975 e até hoje em circulação virtual.

O jornalista é membro da Academia Tocantinense de Letras e foi o escritor homenageado do 4º Salão do Livro. Também foi agraciado com o título de "Cidadão Araguainense" pela Câmara Municipal de Araguaína e foi o patrono da primeira turma de jornalismo da Unitins.

Ainda foi condecorado pelo Governo do Tocantins com a Medalha de Comendador e recebeu da Assembleia Legislativa o título de Cidadão Honorário.

NOTA DE PESAR

Foi com muita tristeza que recebi a notícia do falecimento, aos 81 anos, do escritor e jornalista tocantinense Otávio Barros da Silva, ocorrido neste sábado, 12, em Palmas.

Exponte do jornalismo, Otávio passou por vários jornais do Brasil, tendo fundado "O Estado do Tocantins", publicação tocantinense pioneira. Jornalista multi-habilidoso, era admirado pelo seu texto de fácil compreensão, pela credibilidade das suas informações e pelo comprometimento com a qualidade do seu trabalho. 

Membro da Academia Tocantinense de Letras, Otávio Barros conhecia a história do Tocantins como poucos e, com seu talento, buscou contar a origem do estado mais novo do país em várias obras, entre elas o recomendadíssimo "Breve História do Tocantins e de sua gente - uma luta secular".

Querido pelo povo tocantinense, que manterá vivo o seu legado, Otávio Barros recebeu vários prêmios e homenagens ao longo de sua trajetória, entre elas a medalha de Comendador, pelo governo do Tocantins, e o título de Cidadão Honorário, pela Assembleia Legislativa. 

Neste momento de dor e despedida, manifesto minhas condolências aos familiares e amigos de Otávio Barros, rogando a Deus para que possa confortar o coração de todos. 

Elenil da Penha / Deputado estadual

___________________________________________________________

A Secretaria de Estado da Comunicação do Tocantins lamenta, com muito pesar, o falecimento aos 80 anos, de um dos mourões do jornalismo tocantinense, o jornalista Otávio Barros.

Jornalista e escritor premiado, Otávio Barros foi pioneiro do jornalismo tocantinense. Fundador de jornais e autor de várias obras que contam a história do Tocantins e de seus fundadores, Otávio Barros é exemplo para seus colegas jornalistas e deixa um legado ímpar de ética e compromisso com a correta informação, comunicação e com a literatura tocantinense.

Nos resta honrar a memória de Otávio Barros e pedir que o Espírito Santo de Deus console nossos corações, dos familiares e amigos neste momento de dor e despedida.

Secretaria de Estado da Comunicação / Governo do Estado do Tocantins

___________________________________________________________

É com profunda tristeza que recebo a noticia do falecimento do jornalista e escritor Otávio Barros, neste sábado, 12, em Palmas.  

Otávio Barros será sempre lembrado como uma das principais referências sobre história e memória do nosso Tocantins, autor de diversas obras que contam a trajetória deste povo de luta do Norte. 

Atuou como jornalista em diversos veículos e também era membro da Academia Tocantinense de Letras (ATL-TO).

Meus sentimentos a sua família, em especial, aos quatro filhos que hoje, perderam um Pai. 

Que Deus conforte o coração de todos!

Hercy Filho / Secretário da Cultura e Turismo do Estado do Tocantins (Sectur)

__________________________________________________________

Com muita tristeza, tomei conhecimento do falecimento do jornalista Otávio Barros, 81 anos, em Palmas. De história profissional rica, ele iniciou a carreira em Pernambuco, mas colaborou com jornais de vários estados do Brasil e participou, ativamente, da história de criação do nosso querido Tocantins desde que passou a morar na nossa Araguaína e depois na linda Capital.

Pessoa de bom trato, perspicaz, Otávio Barros tinha aquele que talvez seja o principal dom dos maiores jornalistas: saber contar boas histórias.

Otávio Barros escreveu dezenas de livros, a maioria deles contando a história do nosso lindo Estado. Conheci Otávio Barros há muito tempo e sempre tive o maior respeito por ele. A sua partida deixa um sentimento de tristeza em todos nós que amamos e convivemos com o bom jornalismo.

A todos os familiares e amigos, meus mais sinceros votos de força neste momento tão difícil.

Ronaldo Dimas

_________________________________________________________

Com muito pesar, recebi neste sábado, 12, a notícia da morte do jornalista Otávio Barros.

Otávio Barros, além de um expoente pioneiro do jornalismo tocantinense, era também escritor e deixa como legado um trabalho sério e ético com o trato da notícia e da informação. Atuante até quando sua saúde permitiu, Otávio Barros tem o respeito e admiração dos veículos e profissionais da comunicação do Tocantins.

Neste momento de dor, rogo para que nosso eterno e bom Deus conceda o consolo aos familiares e amigos que, certamente, sentem a partida de Otávio Barros. A todos, os meus sinceros sentimentos.

Wanderlei Barbosa / Governador do Estado do Tocantins

________________________________________________________

O Ministério Público do Tocantins (MPTO) manifesta pesar pelo pelo falecimento do jornalista e escritor Otávio Barros, ocorrido neste sábado, 12, em decorrência de um quadro de pneumonia. Ele faleceu aos 80 anos de idade, tendo ajudado a deixar registrada a história do Tocantins, da imprensa tocantinense e também do MPTO, instituição a qual integrou enquanto servidor pioneiro, aprovado no primeiro concurso para o quadro auxiliar, realizado em 1991. Entre outras obras, Otávio Barros é autor de "História do Ministério Público do Tocantins”, de 2012, livro publicado pouco antes de sua aposentadoria.

Aos familiares e amigos de Otávio Barros, o Ministério Público expressa condolências por esta inestimável perda.

Ministério Público do Tocantins

________________________________________________________

Recebemos com muita tristeza a notícia da morte do colega jornalista Otávio Barros, aos 80 anos, em decorrência de falência múltipla dos órgãos.

Otávio Barros parte, mas deixa um legado inestimável para o jornalismo tocantinense através das suas obras e principalmente pela acolhida, debates e contribuições a tantos profissionais. 

Aos familiares e amigos o nosso pesar, e desejo que Deus os conforte nesse momento de dor, tristeza e despedida.

Sindjor-TO

_______________________________________________________

Foi com grande tristeza que recebemos a informação sobre o falecimento do jornalista e escritor Otávio Barros, ocorrido neste sábado em Plams.
Barros faleceu, aos 80 anos, em decorrência da falência múltipla dos órgãos.
Ele nos deixa, mas fica seu grande legado para o Jornalismo, a Política e História do Estado do Tocantins.
Neste momento de dor, os 24 deputados estaduais deixam seu pesar aos amigos e familiares e pedem a Deus que lhes conforte o coração.


Deputado Antonio Andrade - Presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins e família

________________________________________________________

Recebo com tristeza a notícia da morte do grande jornalista e escritor Otávio Barros. Um nordestino arretado que fez registros históricos do antigo Norte Goiano, o nosso querido Tocantins. Este ícone da imprensa tocantinense deixará saudades pela sua admirável  habilidade com as palavras.
Desejo que Deus conforte o coração dos familiares e amigos.

Cinthia Ribeiro - prefeita de Palmas

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.