Eleições 2018

Candidatura de Paulo Mourão ao Senado recebe adesão unânime de sindicatos

O fato inédito ocorreu durante reunião dos sindicatos na noite desta segunda-feira, dia 17.

Por Nielcem Fernandes
Comentários (0)

18/09/2018 18h48 - Atualizado há 5 anos
Paulo Mourão (PT) se reuniu com lideres sindicais e angariou apoio

A candidatura de Paulo Mourão (PT) ao Senado Federal recebeu a adesão de mais de 20 sindicatos representantes de trabalhadores dos mais diversos segmentos, a maioria de servidores públicos, mas também da iniciativa privada. O fato inédito ocorreu durante reunião dos sindicatos na noite desta segunda-feira, dia 17.

Nas diversas falas, os sindicalistas reforçaram que Mourão é o candidato mais preparado e o que tem compromisso com o trabalhador. O ex-presidente do Sisepe (sindicato que representa os servidores do quadro geral), e candidato a deputado estadual Cleiton Pinheiro (PMN) também aderiu à candidatura do petista. Ele fez questão de frisar que  Mourão tem sido um deputado defensor do trabalhador.

Bem antes de ser deputado estadual Paulo Mourão já nos trazia informações sobre a situação do Igeprev, foi através do deputado Paulo Mourão que nós servidores tivemos conhecimento do problema de gestão e cálculo atuarial, nós servidores temos por dever votar em você para senador, pelo compromisso que tem tido como deputado e que terá como senador, vamos levar seu nome para ser um senador defensor do trabalhador do Tocantins e do Brasil”, declarou.

O presidente do Sintras (sindicato que representa os servidores da saúde), Manoel Miranda foi enfático ao declarar: “todo mundo da saúde vamos votar em Paulo Mourão”. E afirmou: “Quem votou a favor da reforma trabalhista não vamos votar, vamos votar em quem tem compromisso com a saúde”, sintetizou Miranda.

O presidente do Sintet (sindicato que representa os trabalhadores da educação), Zé Roque destacou a gestão arrojada de Paulo Mourão como prefeito de Porto Nacional, quando revolucionou a educação do município, e a forma como transformou a cidade. Zé Roque destacou ainda o compromisso de Paulo Mourão com a educação como deputado estadual.

“Paulo Mourão é o único parlamentar do Brasil a destinar emendas para cursos de pós-graduação para professores”, afirmou. O parlamentar destinou de R$ 1,260 milhão em emendas para cursos de especialização de professores, através da UFT.

O diretor do Sinstec (sindicato dos servidores do Tribunal de Contas), Paulo Vila Nova teceu elogios a Paulo Mourão, destacando que o conhece antes mesmo dele entrar para a política, sendo que sempre mostrou serviço, seriedade e preocupação com os destinos do Estado. “Teremos um verdadeiro representante no Senado Federal”, considerou.

O presidente do Sindare (sindicato representante dos auditores fiscais), Jorge Couto, reconheceu o compromisso de Paulo Mourão com a classe trabalhadora. “Ainda bem que temos no Tocantins um esteio como este, uma pessoa comprometida com a classe, com as questões relacionadas ao Igeprev, Paulo Mourão foi o único parlamentar que se reuniu conosco antes mesmo de estourar o problema do Igeprev, ele já estava preocupado com o futuro dos servidores, ninguém se preocupou tanto como o deputado Paulo Mourão”, declarou. “Conheci Paulo Mourão ainda como deputado federal e desde aquela época ele cumpriu seus compromissos com a nossa classe trabalhadora”, declarou o presidente citando um caso específico da categoria de auditores fiscais.

Mário Benício, integrante do Sintsep (sindicato dos servidores públicos federais) declarou que acompanha o trabalho de Paulo Mourão, que é um político que tem compromisso com o trabalhador. “Precisamos de companheiros que vistam a camisa da gente, os trabalhadores federais não irão votar nesses malandros para nos representar, votou contra nós não volta, vamos votar em Paulo Mourão pelo respeito que ele tem com o trabalhador”, afirmou.

O presidente da Fesserto, (federação dos servidores públicos) e da Força Sindical, Carlos Augusto de Oliveira foi enfático ao declarar apoio à candidatura de Paulo Mourão, reforçando seu compromisso na defesa da classe trabalhadora e preocupação com o Estado. “É um candidato com conhecimento, propostas e comprometido com os trabalhadores. “Defendemos a candidatura de Paulo Mourão pelo que ele já fez em defesa do trabalhador, nós temos que nos preocupar com nosso futuro”, destacou.

Para a presidente da Fetaet, Maria Guanamar,  Mourão é o candidato a senador mais preparado e competente . “Os trabalhadores precisam de um senador para defender nossos direitos, nossos adversários querem tirar nossos direitos”, frisou.

A vice-presidente da regional do Sintet de Palmas, Rose Marques reforçou essa teoria, defendendo a candidatura de Paulo Mourão ao Senado Federal. “Conhecemos a sua preocupação com a educação, temos acompanhado quantas emendas destinou para a educação, é algo que todos conseguem perceber, então não há dúvidas que vamos apoiar Paulo Mourão. Qualquer candidato que fique contra trabalhador não é digno de voto de trabalhador”, sintetizou.

O presidente do Sintest-TO (Sindicato dos técnicos de segurança do trabalho), Clóvis Herrera também fez uso da fala para declarar apoio à candidatura de Paulo Mourão e destacar a importância do sindicato na prevenção dos acidentes de trabalho. “A gente quer ver isso não só na iniciativa privada”, frisou.

A presidente do Seto (sindicato dos enfermeiros), Valéria Araújo de Queiroz declarou apoio da categoria à candidatura de Paulo Mourão por já ter atuado em defesa dos trabalhadores da área e por acreditar que no Senado Federal estará votando a favor dos enfermeiros. “Nossa luta é pelas 30 horas de jornada de trabalho semanais”, destacou.

Wender Maia, presidente do Sinacse (sindicato dos agentes de saúde) declarou apoio e já pediu o compromisso do futuro senador para defender os interesses da categoria, ressaltando que a classe foi covardemente desrespeitada com o descumprimento do reajuste escalonado, em vários municípios. Paulo Mourão empenhou seu compromisso com a categoria e lembrou que como prefeito de Porto Nacional deu exemplo para o resto do país ao reconhecer a profissão de agente de saúde ainda no ano de 2005. “Porto Nacional e Porto Alegre foram as primeiras cidades do país a reconhecer a profissão de agente de saúde, virou referência nacional”, disse ele, reforçando a importância do agente na saúde preventiva.

O Vice-presidente da Cut Tocantins, Antônio de Sá, frisou que a candidatura de Paulo Mourão tem que ser abraçada por todos os trabalhadores. “Tem que votar em que tem compromisso com o trabalhador”, alertou.

O presidente do Sinfceto (sindicato dos instrutores do trânsito), Eduardo Siqueira da Costa levou o apoio do sindicato a Paulo Mourão e denunciou. “O sindicato não consegue entrar no Detran”, disse ao falar das dificuldades que o Sinfceto enfrenta. “Vamos votar e pedir voto para eleger Paulo Mourão pelo seu compromisso com a classe trabalhadora”, declarou.

Mesmo já tendo feito adesão à candidatura de Paulo Mourão em reunião mais cedo, o presidente do Sindiciclo (sindicatos dos mototaxistas), Lidemar Sousa Parente, foi ao encontro de sindicatos reforçar seu apoio. “Em nome da nossa classe vamos pedir votos para sua candidatura a Senador, porque você é um verdadeiro representante do trabalhador, já estive em Brasília em nome da nossa classe e não fui recebido nem pelos senadores e nem pelos deputados federais”, declarou Lidemar.

Paulo Mourão fez compromisso de lutar em defesa das causas que mais afligem a população, como o restabelecimento dos direitos trabalhistas, revogação da lei que permite a terceirização dos postos de trabalho e a Pec dos gastos públicos que na opinião dele destruiu as políticas sociais do país. “Vamos recuperar o pré-sal, a Pec dos gastos públicos temos que derrubar, temos que rever a Reforma Trabalhista, a Reforma Previdenciária que é um engodo o teto de isenção proposto para o trabalhador e promover uma Reforma Tributária que proteja o trabalhador e quem gera empregos”, garantiu. “Temos que cobrar impostos sobre as transações financeiras, o que vai aliviar em 70% a carga de tributos sobre o trabalhador e sobre quem produz”, destacou. “Nós vamos fazer a mudança acontecer”, garantiu. O senadoriável também defendeu a volta das riquezas do povo brasileiro. “De forma grandiosa quero ser um senador que será respeitado pelo debate de ideias, honrarei meu mandato, é assim que defenderei com honra, amor e orgulho ao Tocantins”, confirmou.

Paulo Mourão disse que para conduzir o Tocantins a novos caminhos só se faz com compromisso, ética e trabalho. Ele assinou um documento onde se compromete com todos os sindicatos de servidores públicos e trabalhadores em geral a lutar pelo que considera os aspectos mais caros do cidadão brasileiro:

*  Pela garantia dos direitos previdenciários e administrativos previstos na legislação, ora vigentes; 

* Pelo restabelecimento dos direitos trabalhistas e sindicais vigentes até maio de 2016, sem prejuízo do debate com representantes classistas;

*  Por uma política fiscal e uma reforma tributária que priorizem o bem-estar do cidadão, com vistas a garantia dos seus diretos fundamentais, a exemplo do projeto de Reforma Tributária Solidária;

* Pela revogação das leis que retiram os direitos históricos dos

trabalhadores e trabalhadoras do Brasil;

* Pela revogação da lei que permite a terceirização dos postos de trabalho PL 4330, em especifico para os sindicalistas lutar pela reimplantação de uma forma compensatória para substituir o imposto sindical; 

* Pela garantia da atualização salarial de todos os servidores públicos e trabalhadores em geral, até o limite máximo previsto na Constituição da República Federativa do Brasil, vigente;

* Posição firme contra qualquer forma de privatização das estatais que são patrimônio nacionais, tais como: Correios, Embraer, Eletrobrás, Caixa Econômica e Petrobras;

* Pela revogação da lei do Teto dos gastos PEC 241/55 (Emenda Constitucional 95), que fixa os gastos do Governo com: saúde, habitação, educação e segurança, assim como os aumentos salarial do funcionalismos

O documento também foi assinado pelos presidentes e representantes dos sindicatos presentes: Sisepe, Sintras, Sintet, Nova Central, Sindare, Sindiciclo, Sisemp, Sinstec, Sintest-TO, Sinttel-TO, Sindufe, Sinpef, Asfeto, Sindifiscal, Fesserto, Sintsep, Fetaet, Sinacse, Steet, Seto, Cut, Força Sindical e Sinfceto.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.