Educação

Colégios Militares do Tocantins superam meta do IDEB e atingem índices de até 6,5 pontos

A meta da SEDUC para os últimos anos do ensino fundamental era de no mínimo 5,1.

Por Redação 1.298
Comentários (0)

19/09/2020 09h20 - Atualizado há 3 anos
Colégio Militar possui 13 unidades no Tocantins

Os resultados dos Índices de Desenvolvimentos da Educação Básica (IDEB) que mede a qualidade educacional das Instituições de ensino públicas alcançados pelos Colégios Estaduais avançaram no Tocantins, em especial por meio dos Colégios Militares, que são coordenados pela Polícia Militar em parceria com a Secretaria Estadual de Educação, Juventude e Esportes (Seduc).

O processo decorre do desenvolvimento de práticas pedagógicas individuais e coletivas voltadas para o processo de ensino-aprendizagem pautado na disciplina, foco e dedicação, com base no tripé: alunos, família e corpo discente.

As unidades contam ainda com ações pedagógicas que estimulam a superação do desempenho dos alunos como as condecorações de mérito intelectual e disciplinar.

Segundo a Seduc, o índice de 6,5 do Colégio Militar do Tocantins (CMTO) Unidade I foi a segunda maior nota dentre as escolas estaduais do Tocantins e a melhor colocada na Regional de Palmas. A meta para os últimos anos do ensino fundamental era de no mínimo 5,1. A Unidade II do CMTO, com a nota 5,3 no ensino médio, também obteve a melhor colocação na Regional de Palmas e a segunda melhor no estado. 

O IDEB é realizado a cada dois anos, a partir de dados das provas de português e matemática da Prova Brasil e fluxo escolar.

Na região centro-sul do Tocantins, tiveram destaques as Unidades de Paraíso e Gurupi, avançando de 4.9 (2017) para 5.3 (2019) e 5.5 (2017) para 5.7 (2019), respectivamente. Já na região centro-norte, a Unidade de Colinas alcançou um expressivo avanço passando de 4.5 (2017) para 5.1 (2019).

Para a professora Simeia Dias Santana Peres, da Unidade de Gurupi, “a parceria com a Polícia Militar trouxe mudanças na disciplina dos discentes e uma maior participação das famílias na vida escolar dos filhos, além de uma visível melhora na motivação dos alunos durante as aulas”. Para a professora, estes fatores contribuíram diretamente com os resultados apresentados pelo IDEB.

Segundo a estudante do ensino fundamental, Fernanda Emanuelle da Silva Marinho, da turma 13.02 em Augustinópolis, "o resultado do IDEB 2019 foi fruto de um grande trabalho em nossa escola e da filosofia escolar que exige muito esforço e dedicação de alunos e professores. Só tenho a agradecer aos nossos professores e coordenadores pelo empenho, bem como somos gratos à direção da escola por todas as ações motivadoras realizadas com os alunos", enfatizou.

Colégios Militares no Tocantins

Atualmente, o Colégio Militar do Tocantins possui unidades nas cidades de Alvorada, Araguaína, Arraias, Araguatins, Augustinópolis, Colinas, Guaraí, Gurupi, Miracema, Palmas, Palmeirópolis, Paraíso e Porto Nacional que abrangem estudantes do ensino fundamental e médio.

Para a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), o investimento feito pelo governo do Estado na educação tem proporcionado grandes avanços em toda rede de ensino estadual.

“Os dados do Ideb 2019, mostram que estamos no caminho certo, avançamos como um todo na direção de uma educação de qualidade e que leva em consideração toda a diversidade da rede de ensino. Ver isso refletido também em nossos Colégios Militares é uma grande alegria, pois mostra que a disciplina, aliada a projetos político-pedagógicos bem planejados e executados, tem o poder de transformar a realidade dos nossos estudantes", destacou a gestora da Seduc, Adriana Aguiar.

O resultado superou a meta da SEDUC
IDEB mede a qualidade educacional das instituições

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.