De 30 para 32 anos

Assembleia acata parecer de Elenil e aprova aumento de idade na PM e Bombeiros do Tocantins

O deputado Elenil da Penha encabeçou três iniciativas visando aumentar a idade limite para a PM.

Por Redação 1.116
Comentários (0)

17/12/2019 14h08 - Atualizado há 4 anos
Elenil deu parecer favorável ao aumento de idade

A Assembleia aprovou, por unanimidade, na manhã desta terça-feira (17), em dois turnos de discussão e votação, o Projeto de Lei n° 14 que amplia a idade máxima para ingresso na Polícia Militar e no Corpo de Bombeiros do Tocantins.

O PL teve como relator o deputado Elenil da Penha (MDB), autor de duas propostas com texto semelhante que já tramitaram no Parlamento.

A proposta muda a redação do inciso III do artigo 11 do Estatuto dos Policiais Militares e Bombeiros Militares do Tocantins, permitindo que pessoas com até 32 anos possam se inscrever e participar de concursos públicos para a carreira militar.

O deputado Elenil comemorou a aprovação do projeto, que segue, agora, para sanção do governador Mauro Carlesse (DEM). “Fico feliz que o governo tenha atendido ao meu pedido e enviado para a Casa este PL. Em vários estados, a idade já foi ampliada. É uma necessidade, considerando, entre outros fatores, o crescimento da expectativa de vida do brasileiro, que, hoje, é 76 anos. Eu entendo que uma pessoa com até 32, que passou em todas as fases do certame, inclusive, nos testes físicos, tem plenas condições de atuar na corporação”, afirmou.

Três tentativas  

O deputado Elenil da Penha encabeçou três iniciativas visando aumentar a idade limite para a PM e o Corpo de Bombeiros.

Na primeira oportunidade, em 2016, o PL foi aprovado pela Assembleia, porém vetado pelo governador da época, Marcelo Miranda (MDB). 

No ano seguinte, a ideia voltou a ser debatida via ação popular apoiada pelo deputado, contudo, a matéria foi arquivada por falhas na coleta de assinaturas.

Em 2018, Elenil propôs novamente a alteração, que chegou a ser aprovada, em julho deste ano, na Assembleia, mas também acabou vetada pelo governador Mauro Carlesse.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.