Covid-19

Convenções e carreatas ignoram a covid-19 em várias cidades no interior do Tocantins

O estado ultrapassou a marca de 60 mil casos de covid-19.

Por Conteúdo AF Notícias 3.322
Comentários (0)

15/09/2020 18h35 - Atualizado há 3 anos
Centenas de pessoas durante a convenção do prefeito Gustavo Novato em Luzinópolis

Carreatas, festas, aglomeração de centenas de pessoas e nenhum distanciamento social estão marcando muitas convenções partidárias e atos políticos em várias cidades no interior do Tocantins. Tem grupo que fez carreta até para comemorar um tropeço do adversário, a rejeição da prestação de contas pelo TCE/TO.

Nesta quarta-feira (15), o Tocantins atingiu a marca de 60 mil casos de Covid-19 e 822 mortes provocadas pela doença. O Estado tem 17.788 casos ativos e 332 pacientes hospitalizados, sendo 156 em leitos de UTI.

Em Ananás, a convenção que homologou a candidatura a prefeito de Valdemar Nepomuceno e do seu vice Idemar Formiga, ocorreu no último dia 9 com o auditório da prefeitura lotado, sem garantir um distanciamento social mínimo recomendado pelas autoridades de saúde.

Ananás já registrou 235 casos e 6 mortes por covid-19. O Hospital municipal da cidade não tem nenhuma estrutura para tratamento de pacientes acometidos pela doença. Todos são encaminhados para unidades de saúde em Araguaína.

Convenção em Ananás com aglomeração de pessoas

Outra situação semelhante ocorreu também na região do Bico do Papagaio, onde o prefeito de Luzinópolis, Gustavo Novato (PSD), reuniu centenas de pessoas de forma presencial em uma escola municipal para anunciar sua candidatura à reeleição. Além das autoridades municipais, a aglomeração reuniu até servidores da saúde que atuam no combate à covid-19, segundo denúncia de moradores. Por lá já foram registrados 123 casos da doença e 2 mortes.

Luzinópolis é a cidade onde o secretário municipal de Saúde perdeu o cargo e ficou inelegível até 2025 por ter participado de uma festa com algumas pessoas e postado fotos em redes sociais em plena pandemia. O Ministério Público do Tocantins considerou a conduta inadequada.  

Convenção reuniu centenas de pessoas em Luzinópolis

Já em Itaporã do Tocantins, o grupo aliado ao prefeito José Resende Silva promoveu uma carreata no último dia 9 de setembro para comemorar a rejeição das contas de 2016 do ex-prefeito Jonas Carrilho, que disputará novamente a prefeitura da cidade e fez questão de lembrar que o atual prefeito também teve suas contas rejeitadas, no exercício de 2017. "O sujo falando do mal lavado", disse o ex-prefeito.

A comemoração do tropeço político contou com a participação até de secretários municipais, muita gente sem máscara e buzinaço pelas ruas da pequena cidade. O próprio gestor da cidade editou decreto proibindo aglomeração de pessoas durante a pandemia. Itaporã já registrou 104 casos de covd-19.

Carreata em Itaporã do Tocantins

As cenas de desrespeito às medidas de combate à proliferação do novo coronavírus estão se repetindo em várias cidades do interior do estado. Já nos maiores municípios, como Araguaína e Palmas, os candidatos estão realizando convenções virtuais para evitar possíveis aglomerações.   

Convenção do prefeito Cláudio Santana em Araguatins, Bico do Papagaio
Convenção em Ananás

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.