Não há diferença

Estado do Tocantins tem tanta corrupção quanto o Brasil, segundo 57% dos eleitores

Outros 27% dizem que a corrupção no estado ultrapassa a do país.

Por Joselita Matos | Conteúdo AF Notícias 578
Comentários (0)

02/05/2022 21h58 - Atualizado há 1 ano
Palácio Araguaia foi alvo de várias operações contra a corrupção.

Os tocantinenses estão desacreditados com seus representantes políticos. É o que se avalia do resultado da nova pesquisa eleitoral do instituto Real Time Big Data, divulgada nesta segunda-feira (2 de maio). Conforme o levantamento, o nível de corrupção no mais novo estado brasileiro está igual ao do país.

A pesquisa aponta que 57% das pessoas entrevistadas acreditam que o Tocantins tem tanta corrupção quanto o Brasil, ou seja, está no mesmo patamar do nível nacional. E outros 27% acreditam que tem mais corrupção no estado do que no país.

Apenas 9% acreditam que há menos corrupção no estado do que no Brasil. E só 1% acha que não há corrupção no Tocantins. Não souberam ou não responderam, 6%.

REALIDADE POLÍTICA

A pesquisa mostra o reflexo da realidade política no Tocantins. Com apenas 33 anos de criação, o estado teve ao longo de sua trajetória política oito governadores, incluindo Wanderlei Barbosa que assumiu o cargo neste ano.

A última vez que um governador escolhido pelo povo durante as eleições gerais completou o mandato no Tocantins foi entre 2003 e 2006, na primeira gestão de Marcelo Miranda (MDB). 

Dentre todos os políticos que passaram pela cadeira mais cobiçada do Palácio Araguaia, apenas quatro chegaram ao cargo de governado através do voto popular. As renúncias ocorreram em 1998, 2014 e agora em 2022. As cassações foram em 2009 e 2018.

O recordista de mandatos eletivos é Siqueira Campos, que foi escolhido para ocupar o Palácio Araguaia quatro vezes. Enquanto Marcelo Miranda foi cassado duas vezes do cargo.

Mauro Carlesse foi o primeiro governador do Tocantins a ser alvo de um processo de impeachment no estado. 

OPERAÇÕES

O estado também foi marcado por operações policiais contra a corrupção, as mais recentes estão a da Polícia Federal que acabou culminando na saída de Mauro Carlesse do governo, Hygea e Éris. 

A Polícia Civil também realizou várias operações no combate à corrupção, tanto no âmbito estadual como municipal. Dentre as mais recentes, está a que foi deflagrada para combater um esquema de fraude na compra de cestas básicas pela Secretaria do Trabalho e Assistência Social (Setas). 

Uma das operações que teve ampla repercussão foi a do lixo hospitalar acondicionado em local irregular em Araguaína, envolvendo a família do deputado estadual Olyntho Neto, mas que acabou resultando no afastamento dos delegados que comandaram a ação. 

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.