Para a parlamentar, esse valor permitiria a aquisição de mantimentos e medicamentos.
Foi apresentado na Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins um anteprojeto de lei ao Governador do Estado, Mauro Carlesse, que dispõe sobre a criação de programa de concessão de auxílio emergencial a pessoas de baixa renda portadoras de sequelas graves decorrentes da contaminação pelo coronavírus.
A proposta, da deputada estadual Valderez Castelo Branco, concede o equivalente a um salário mínimo (R$ 1.100,00) aos cidadãos tocantinenses cuja renda familiar não ultrapasse três salários mínimos.
Para a parlamentar, esse valor permitiria a aquisição de mantimentos e medicamentos, dignificando a pessoa humana que se encontra inabilitada para o exercício de sua profissão ou atividade laboral.
“A pandemia de covid-19 causou grandes transtornos à nossa população, principalmente aos mais necessitados. Sabemos que o Governo do Estado tem tomado iniciativas para o auxílio dessas pessoas, como a distribuição de kits de alimentação, mas nossa proposta é conceder maior autonomia para a nossa gente durante este momento delicado em que vivemos”, declarou.
O projeto apresentado permite ao Governo Estadual editar decreto, caso considere estabelecer outros critérios, sem macular a essência apresentada.
Atuação no combate à covid-19
Neste mês de julho, Valderez também apresentou anteprojeto de lei que propõe a distribuição de máscaras do tipo PFF2 para profissionais e estudantes da educação estadual.
No mesmo sentido, solicitou a realização de campanhas informativas nos meios de comunicação institucionais e publicidade em órgãos públicos sobre os benefícios da vacinação contra a covid-19, especialmente sobre a necessidade de aplicação da segunda dose para imunização completa.