Assembleia

Deputado Gipão propõe dia de conscientização sobre os riscos do aborto no Tocantins

Gipão sugere o dia 8 de outubro como data referência para ser celebrada anualmente.

Por Redação
Comentários (0)

20/09/2023 14h36 - Atualizado há 7 meses
Deputado Gipão

Um projeto de lei que propõe instituir o Dia Estadual do Nascituro e de Conscientização sobre os Riscos do Aborto, de autoria do deputado estadual Gipão (PL), está tramitando na Assembleia Legislativa do Tocantins. 

Ao propor a matéria, o parlamentar baseia-se em tratados nacionais e internacionais, na Declaração Universal dos Direitos Humanos, na Declaração Universal dos Direitos da Criança, na Convenção sobre os Direitos da Criança e na Constituição Federal.

Gipão sugere o dia 8 de outubro como data referência para ser celebrada anualmente. O objetivo da propositura é levar informação e esclarecimento às mulheres sobre os malefícios físicos e psicológicos do aborto na mulher e, ao mesmo tempo, chamar a atenção sobre direitos e crimes cometidos contra a vida humana ainda no ventre materno.

“Não importa quem você seja, um dia você foi apenas um embrião, com segundos, minutos e horas de concepção. A sua vida foi concebida e gerada dentro de um ventre materno e, se com poucos dias, a gestação tivesse sido interrompida, você não estaria aqui. Não podemos aceitar que seres humanos sejam supérfluos e descartáveis. Temos o dever moral de informar as mulheres sobres os perigos que estão se expondo ao optar por um aborto. Elas precisam saber das sequelas e efeitos colaterais graves de um aborto. Como integrantes de uma sociedade que prioriza a saúde das mulheres, fora ou dentro do ventre, nós temos o dever de assegurar o direito à vida”, destacou o deputado.

Mobilização nacional

Se aprovado, o projeto dará eco ainda maior ao movimento já realizado em todo o país por cristãos católicos que incluíram a data do dia 8 de outubro do calendário oficial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) desde 2005.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.