Luto

Ex-primeira-dama do Tocantins, Dona Aureny morre aos 96 anos e deixa grande legado

Dona Aureny morava atualmente em Brasília, onde veio a óbito na noite desta quinta (12).

Por Conteúdo AF Notícias 2.079
Comentários (0)

13/11/2020 06h48 - Atualizado há 3 anos
Dona Aureny foi casada com o ex-governador Siqueira Campos por 40 anos, com quem teve seis filhos

Faleceu em Brasília na noite desta quinta-feira (12), a ex-primeira-dama do Estado, Dona Aureny Siqueira Campos, aos 96 anos. A morte foi confirmada pelo seu filho, o deputado estadual Eduardo Siqueira Campos (DEM) através das redes sociais.

"É com profundo pesar que comunico o falecimento da Dona Aureny S. Campos, minha mãe, vítima de uma insuficiência respiratória, as 21:59, na casa de uma das suas filhas. Sem mais palavras para o momento, agradeço toda solidariedade", publicou o político.

Aureny Siqueira Campos, ou Dona Aureny, como era carinhosamente chamada por todos, foi casada durante 40 anos com o ex-governador Siqueira Campos (DEM), com quem teve seis filhos.

Ainda durante o primeiro mandato (1988-1991), o ex-governador criou quatro bairros em sua homenagem: Jardim Aureny I, II, III e IV, na região sul de Palmas.

Dona Aureny foi uma primeira dama muito querida e desenvolveu vários programas sociais, como os Pioneiros Mirins. "Muito atuante, prestativa e de um coração generoso, que viu na ação social sua parcela de contribuição na criação do Tocantins, criando e acompanhando programas que beneficiaram tanto as famílias já residentes quanto as que chegavam, sempre com o mesmo sentimento de atenção e carinho. Sem dúvidas deixou seu legado, mostrando-se sempre uma mulher muito presente, e ativa na construção da Capital Palmas, e na consolidação do Estado do Tocantins", disse o filho Eduardo Siqueira Campos. 

NOTAS DE PESAR

"Com profundo pesar, recebi a notícia do falecimento de dona Aureny Siqueira Campos, ex-primeira-dama do Estado do Tocantins. A morte de dona Aureny aconteceu na noite dessa quinta-feira, 12, em sua residência em Brasília. 

Dona Aureny ficará marcada nas mentes e nos corações dos tocantinenses pelo cuidado, atenção e carinho com que sempre tratou a todos, principalmente aqueles que mais precisavam. Dona Aureny escreveu seu nome na história do Tocantins, ajudou a implantar o Estado e a construir Palmas, tanto que foi homenageada pelos próprios moradores e viu seu nome batizar quatro bairros da Capital.

O Tocantins perde uma de suas maiores referências. Exemplo máximo de amor, respeito e delicadeza. Dona Aureny estará eternamente no coração de todos nós. 

Nesse momento de comoção, rogo a Deus para que conforte os filhos, familiares e amigos. 

Mauro Carlesse | Governador do Estado do Tocantins"

__________________________

"O Tocantins, e Palmas, em particular, perderam hoje uma das personalidades mais emblemáticas da nossa história. A morte de D. Aureny Siqueira Campos, ocorrida em Brasília na noite desta quinta-feira , 12, por um momento, me deixou sem palavras para expressar o verdadeiro sentimento pela sua perda. Mas recuperada do impacto dessa triste notícia, me vem à mente a imagem de uma mulher forte, de grande coragem, mas ao mesmo tempo dotada de muita simplicidade e devoção à família e ao próximo. E foi a simplicidade e sua generosidade que conquistaram os tocantinenses, e, em especial, aos palmenses.

Seu nome está eternizado na história de Palmas, na justa homenagem aos bairros que levam seu nome, onde vivem pessoas com quem a D. Aureny sempre se identificou e a quem dedicou parte da sua vida pública. Seu nome é sempre lembrado pelos palmenses com muito carinho e grande respeito.

Minha solidariedade aos filhos, familiares e amigos, a quem dirijo minhas orações para que seus corações recebam o conforto pela perda de pessoa tão querida e que sua alma repouse em paz.

Cinthia Ribeiro | Prefeita"

___________________________

Recebi com pesar a notícia do falecimento da Sra. Aureny Siqueira Campos, acontecida na noite desta quinta-feira, 12, em Brasília-DF.

Ex-primeira dama do Tocantins e mãe do amigo Deputado Estadual Eduardo Siqueira Campos, participou da construção de nosso estado e hoje, deixa seu legado na história.

Meus sentimentos aos familiares e amigos.

Jorge Frederico | Deputado Estadual

___________________________

Com imenso pesar recebi a notícia da morte da ex-primeira-dama do Tocantins dona Aureny Siqueira Campos, aos 96 anos, na noite dessa quinta-feira, 12, vítima de uma insuficiência respiratória aguda. 

Dona Aureny foi casada por 40 anos com o ex-governador Siqueira Campos e, sempre com um coração generoso, ajudou na implantação do Estado. Teve seis filhos, entre eles o deputado estadual Eduardo Siqueira Campos, e tem seu nome em quatro bairros de Palmas: os Aurenys 1, 2, 3 e 4. 

Nesse momento de dor, meus mais sinceros sentimentos a todos os familiares, amigos e a todos os tocantinenses. Que Deus traga conforto a todos.

Wagner Rodrigues - candidato a prefeito de Araguaína 

___________________________

Foi com muito pesar e tristeza que recebi a notícia da morte de dona Aureny Siqueira Campos ocorrida nessa quinta-feira,12.

Dona Aureny foi primeira-dama do nosso Estado, e junto com outros pioneiros, teve importante contribuição na criação do Tocantins.

Dona Aureny dedicou grande parte de sua vida realizando trabalhos sociais. Querida por todos que conheceram sua história, teve quatro bairros de Palmas batizados com seu nome.

Dona Aureny sempre será lembrada. Peço a Deus, em sua infinita bondade que neste momento de tamanha tristeza conforte o coração dos familiares e amigos, principalmente do deputado Eduardo Siqueira Campos, ex-companheiro de parlamento.

Wanderlei Barbosa - Vice-governador do Tocantins

____________________________

Prefeitos e prefeitas de todo o Estado, representados pelo presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), Jairo Mariano, lamentam com profundo pesar o falecimento da ex-primeira dama do Tocantins, Aureny Siqueira Campos, ocorrida nesta quinta-feira, 12, em Brasília. Aureny tinha 96 anos e foi vítima de uma insuficiência respiratória.

Dona Aureny é considerada a primeira mulher a ocupar a função de primeira dama do mais novo estado da federação. Em sua homenagem, quatros bairros de Palmas carregam seu nome. A ex-primeira dama também é lembrada pelos inúmeros projetos sociais desenvolvidos pelo Estado.

Que Deus em sua infinita bondade acalente os corações de amigos e familiares neste momento de profunda dor.

Jairo Soares Mariano - Presidente da ATM

____________________________

Com tristeza recebi a notícia do falecimento da Dona Aureny Siqueira Campos, pioneira do Tocantins e ex-primeira dama do Estado. Dona Aureny fez parte dos primeiros anos da construção da nossa capital, Palmas, e marcou a vida de todos por ser uma pessoa muito querida.

Me solidarizo com todos os familiares, especialmente com o seu filho, o deputado estadual Eduardo Siqueira Campos. Que nesse momento de dor Deus possa consolar o coração de cada um.

Fátima Coelho - Vereadora e candidata a prefeita de Guaraí

_____________________________

A Arquidiocese de Palmas une-se aos familiares de Dona Aureny Siqueira Campos, pioneira do novo estado e de sua Capital. Apoiados na fé em Cristo recomendamos à bondade de Deus seu descanso eterno.

Que o Senhor console a todos!

Arquidiocese de Palmas

______________________________

"É com profunda tristeza que recebemos a notícia do falecimento da ex primeira dama do Estado do Tocantins, senhora Aureny Siqueira Campos, ocorrido na noite desta quinta-feira (12). Dona Aureny, tinha 96 anos e se dedicou a cuidar dos pioneiros que chegaram para construir na nossa capital, tanto que importantes bairros da região sul de Palmas receberam o nome dela como homenagem. Sua simplicidade e sua humildade serão sempre lembradas por todos nós. Neste momento de tristeza e despedida, manifesto meu pesar aos familiares e amigos, em especial ao Deputado Estadual Eduardo Siqueira Campos, filho de Dona Aureny. Rogamos à Deus que reconforte todos que sofrem e que acolha esta admirável senhora sob seu manto sagrado."

Diretoria executiva do Sebrae Tocantins

Rogério Ramos - Presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae –TO

Moisés Gomes – Superintendente

Eliana Castro – Diretora Técnica

Jarbas Meurer – Diretor de Administração e Finanças

____________________________

Foi com muita tristeza que recebemos a notícia do falecimento de Dona Aureny Siqueira Campos, ex-primeira Dama do Estado, nesta quinta-feira, 12.

Neste momento tão doloroso, rogamos a Deus para que dê forças aos familiares e amigos, em nome do nosso amigo e deputado estadual, Eduardo Siqueira Campos, para que todos tenham como lenitivo a esperança da ressurreição.

”Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna". (João 3:16)

Lázaro Botelho e Valderez Castelo Branco

____________________________

Nos despedimos hoje, da nossa eterna primeira-dama do Tocantins Aureny Siqueira Campos, essa grande mulher digna e honrada que esteve presente em momentos históricos da divisão do estado do Tocantins e da construção da nossa capital Palmas, ao lado de Siqueira Campos.

Dona Aureny teve um papel essencial na trajetória política de Siqueira Campos, emprestando sua determinação e força, para que Siqueira pudesse lutar pela divisão do estado do Tocantins. Não é à toa que quatro setores de Palmas, carregam o seu nome: Aureny I, Aureny II, Aureny III, Aureny IV, uma justa homenagem em vida, a quem tanto se dedicou com amor e afinco a construção da nossa capital.

Querida por todos, dona Aureny será sempre lembrada por nós, como uma mulher firme, simples, forte, serena, generosa e companheira.

Meu profundo sentimento de pesar e minha solidariedade a todos familiares e amigos, em especial ao nosso companheiro de parlamento, o deputado estadual Eduardo Siqueira Campos.

Valdemar Júnior | Deputado Estadual

____________________________

Hoje o Tocantins amanheceu um tanto órfão, com a partida daquela que foi uma das mulheres mais essenciais na construção do nosso Tocantins, dona Aureny Siqueira Campos. É com enorme pesar que recebi essa notícia do seu falecimento, ocorrido na noite desta quinta-feira, 12, em Brasília.

Nossa ex-primeira dama do Estado, que doou o seu nome aos bairros mais populosos da nossa Capital, nos deixa aos 96 anos, em decorrência de uma quadro de insuficiência respiratória.

Externo meus votos de afeto e solidariedade à toda família, amigos e a todos nós tocantinenses que lamentamos essa perda. Rogo ao Pai e a Nossa Senhora que a recebam de braços abertos na sua morada eterna, com a mesma ternura e compaixão que ele sempre teve com o nosso povo.

Dona Aureny tenha a certeza do respeito e carinho de todos nós e muito obrigado por todo o seu trabalho, principalmente no social, na luta pelos mais humildes que vieram para cá e acreditaram na construção do sonho chamado Tocantins. O Tocantins lembrará e honrará a memória da senhora.

Deputado estadual Ricardo Ayres (PSB)

______________________________

A Câmara Municipal de Palmas manifesta o mais profundo pesar pelo falecimento da Dona Aureny Siqueira Campos, ocorrido nesta quinta - feira dia 12 de novembro, em decorrência de insuficiência respiratória.

Dona Aureny contribuiu significativamente na criação do Estado do Tocantins, excepcionalmente com a capital Palmas.  Por sua contribuição e dedicação em ajudar, principalmente, os mais humildes. Quatro bairros da cidade recebem o seu nome, como forma de homenageá-la por sua generosidade em ajudar as pessoas mais necessitadas.  

Neste momento de dor, o legislativo palmense externa suas condolências à família enlutada, e roga a Deus para que conforte a todos.

Respeitosamente: Presidente Marilon Barbosa, demais vereadores e servidores da Câmara de Palmas.

Câmara Municipal de Palmas

_______________________________

Recebemos com pesar a notícia do falecimento de Dona Aureny Siqueira Campos, mulher guerreira que ficará para sempre na história do Tocantins pela firmeza, determinação e cuidado com as pessoas demonstrados quando primeira-dama do nosso Estado.

O lamento pela partida se mistura a uma enorme gratidão que nós, assim como cada tocantinense de nascimento ou de coração, guardaremos por Dona Aureny. Que Deus console todos os familiares e amigos neste momento de dor e que a receba de braços abertos, com o carinho que ela transmitia a todos que a procuravam.

Josi Nunes e Gleydson Nato | Candidatos a prefeita e vice-prefeito de Gurupi

_______________________________

"Com profundo pesar recebemos a notícia do falecimento de dona Aureny Siqueira Campos a quem nos admiramos. Dona Aureny é referência não apenas como ex-primeira dama do Estado, mas de uma pessoa querida. É uma mulher do Tocantins. É nessa dimensão maior, histórica de pioneirismo e afetiva, que ela deve ser lembrada, reconhecida e respeitada por todos nós”, disse Moisés Avelino.

Neste momento de dor, nos solidarizamos com os familiares, seu filho o deputado estadual Eduardo Siqueira Campos e amigos de dona Aureny, que deixa um legado de conhecimento e muitas saudades."

Prefeitura Municipal de Paraíso.

________________________________

Foi com pesar que recebemos a notícia do falecimento da ex-Primeira Dama do Tocantins, senhora Aureny Siqueira Campos, ocorrido na noite desta quinta-feira (12), aos 96 anos. Dona Aureny marcou a memória de quem a conheceu pela sua humildade e simplicidade, e a dedicação que teve com as famílias tocantinenses já no início da criação do Estado. Desejamos que sua família encontre conforto nesse momento de dor. Como forma de homenagem, iremos respeitar um minuto de silêncio antes da partida desta sexta, 13, às 16h, no Nilton Santos.

Palmas Futebol e Regatas

Dona Aureny é mãe do deputado estadual Eduardo Siqueira Campos

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.