Levantamento mostra uma disputa acirrada entre duas mulheres.
A candidata Professora Dorinha (UB) lidera a corrida ao Senado Federal pelo Tocantins. É o que mostra a 1ª rodada de pesquisa do Instituto Vetor, contratada pela Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto). Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (1º de setembro).
No levantamento espontâneo, Professora Dorinha tem a preferência de 20%, contra 16% da atual senadora Kátia Abreu. O ex-governador Mauro Carlesse e o ex-prefeito Carlos Amastha estão empatados com 6% cada. Ataídes Oliveira tem 4%. Outros 34% não souberam opinar espontaneamente.
Na menção estimulada, ainda que o quadro seja de empate técnico, Professora Dorinha tem a preferência de 23% (igual a 33% dos votos válidos) e Kátia tem 20% (correspondente a 29% dos votos válidos).
Conforme a pesquisa, 62% dos entrevistados disseram que não irão mais mudar o voto até a eleição.
Katia é a candidata ao Senado que tem maior rejeição e seguida por Mauro Carlesse, com 17% e 13% respectivamente.
Dados
A pesquisa Vetor/Fieto foi realizada entre os dias 27 e 30 de agosto deste ano, tem margem de confiança de 95% e margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. Ao todo, 1.020 eleitores foram entrevistados no Tocantins. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral com o número TO-04812/2022.