Sem drogas!

Em Araguaína, Carlesse prestigia formatura de 639 alunos e reafirma expansão do Proerd

Este semestre, 12.897 crianças e adolescentes foram atendidos pelo programa.

Por Redação
Comentários (0)

18/06/2019 14h22 - Atualizado há 1 mês
Carlesse destacou que o Proerd representa tudo o que os pais querem na educação dos filho

Quase 640 alunos de escolas públicas e privadas de Araguaína participaram da solenidade de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) na manhã desta terça-feira (18). O evento ocorreu na Escola Municipal Domingos Souza Lemos e teve a presença do governador Mauro Carlesse.

O Proerd é um programa desenvolvido pela Polícia Militar do Tocantins com as escolas das redes estadual, municipal e particular para a valorização da vida,  que busca contribuir para o fortalecimento da cultura da paz.

Para Carlesse, o Proerd representa tudo o que os pais querem na educação dos filhos e reafirmou o compromisso de ampliar o programa. "Nós queremos ampliar o alcance do programa para os 139 municípios do Estado. Este Governo vai trabalhar para isso, porque entendemos que as crianças representam o futuro do Tocantins", ressaltou o Governador, complementando ainda que o Proerd desperta desde cedo nos jovens o sentimento de cidadania. O Proerd atende 104 municípios. 

Este semestre, 12.897 crianças e adolescentes foram atendidos pelo programa, alcançando a marca de 431.307 atendimentos em todo o Estado, desde a sua implantação, há 17 anos.

Durante o programa, os policiais militares instrutores repassam ensinamentos e preparam os alunos para se manterem afastados das das drogas e da violência. “Além dos estudantes, o programa também atende pais e a comunidade com orientações e cursos de formação importantes para manter a harmonia familiar e, automaticamente, fortalecer o processo de formação para a vida”, explicou a coronel Alaídes Machado.

Proerd

É um programa de caráter preventivo social, posto em prática pela Polícia Militar do Estado, na rede de ensino público e privado, com o objetivo de prevenir ou reduzir o uso de drogas e a violência. O programa é desenvolvido  em quatro currículos, sendo eles para a educação infantil (Jardim I e II); séries iniciais do ensino fundamental (1º ao 4º ano); 5º e 7º ano; e o currículo para pais. O currículo base é o do 5º ano, pois é uma fase de muita curiosidade e abertura para novos conhecimentos e, na sua grande maioria, as crianças ainda não tiveram contato com as drogas.

O Proerd é aplicado por meio do esforço cooperativo entre Polícia Militar, escola e família, oferecendo atividades educacionais em sala de aula, que inserem nas crianças e adolescentes a necessidade de desenvolver as suas potencialidades, ajudando a preparar para o futuro uma geração consciente do exercício de sua cidadania, mediante decisões certas e saudáveis, as quais implicam, com bastante ênfase,  resistência as pressões cotidianas ao uso de drogas e a violência. 

Participaram da solenidade de formatura do Proerd 639 alunos das escolas públicas e privadas

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2019 AF Notícias. Todos os direitos reservados.