Usina de Ipueiras

Em Brasília, governador pede aval para construção de nova usina hidrelétrica no Rio Tocantins

A Usina de Ipueiras já esteve em foco nos anos de 2005 e 2006, mas os debates tinham sido suspensos.

Por Redação 1.282
Comentários (0)

28/08/2019 15h33 - Atualizado há 4 anos
A Usina de Ipueiras tem potencial para fortalecer a matriz energética do Brasil

O governador Mauro Carlesse esteve em reunião na noite desta terça-feira (27) no Ministério de Minas e Energia, em Brasília, onde discutiu o projeto da Usina Hidrelétrica de Ipueiras, no Rio Tocantins, e o seu potencial para fortalecer a matriz energética do Brasil.

Com capacidade de produção de 480 MW, a Usina de Ipueiras já esteve em foco nos anos de 2005 e 2006, e voltou a ser revisada, segundo o Governo, por ser um projeto importante para o Tocantins e para o abastecimento de energia do país.

A obra prevê a formação de lago no Rio Tocantins, favorecendo a implantação de projetos de piscicultura e fortalecimento do turismo.

Durante a reunião, o governador Mauro Carlesse ressaltou que irá trabalhar em conjunto com a bancada federal do Tocantins para viabilizar o projeto. “Com a crise energética que existe hoje no país, há uma demanda para produção de energia e o Tocantins tem capacidade de ser um fornecedor, pela riqueza de recursos hídricos. Além disso, estamos falando de um investimento de R$ 4 bilhões e geração de aproximadamente quatro mil empregos diretos. Isso significa renda, economia e desenvolvimento”, afirmou o governador.

O ministro de Minas e Energia, Bento Lima, mostrou-se aberto ao projeto. “Nós procuramos trabalhar não só com resultados, mas também com planejamento e coordenados com os órgãos vinculados ao Ministério, como a própria Agência Nacional de Energia Elétrica (Anel), com o objetivo de viabilizar os projetos”, disse.

O Ministro disse ainda que analisará a proposta junto com a sua equipe técnica.

Também participaram da reunião o senador Eduardo Gomes, o deputado federal Carlos Gaguim, o diretor de Relações Institucionais da Energisa no Tocantins, Alan Kardec, o chefe de gabinete do governador, Divino Allan Siqueira, e a equipe técnica do Ministério de Minas e Energia.

Reunião ocorreu em Brasília

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.