Norte do Estado

Em carta aberta, 47 entidades citam iminente colapso na saúde e cobram ações do governador

O sistema de saúde da região macro-norte pode entrar em colapso essa semana, diz.

Por Redação 2.557
Comentários (0)

19/05/2020 11h44 - Atualizado há 3 anos
Entidades estão preocupadas com a falta de estrutura na saúde pública

Uma Carta Aberta assinada por 47 entidades que representam diversas categorias da sociedade civil foi enviada ao governador do Tocantins, Mauro Carlesse (DEM), na manhã desta terça-feira (19), cobrando urgência nas ações de estruturação da saúde na região macro-norte do Estado.

O documento foi elaborado após uma reunião remota com os representantes das entidades e encaminhado também para os deputados estaduais, federais, senadores, Ministério Público Estadual (MPE), Defensoria Pública (DPE) e Ministério Público Federal (MPF).

Na carta, as entidades expõem que o Governo do Tocantins decretou estado de calamidade pública há 60 dias, tendo tempo suficiente para adotar as medidas estruturantes na saúde para o combate ao coronavírus. Segundo a carta, essa semana, ao que tudo indica, o sistema de saúde da região macro-norte entrará em colapso.

Diante deste cenário, as entidades reivindicam a instalação de novos leitos de UTI para atender a população da região, que representa 40% dos habitantes do Tocantins, mas possui 63,3% dos casos de covid-19 e 67,6% de óbitos do Estado.

O documento ainda questiona a quantidade de UTI’s específicas para o tratamento da covid-19 atualmente no estado, o cronograma para instalação de novos leitos, a quantidade de testes que o estado possui e o cronograma para aquisição de novos testes.

MOMENTO DE UNIÃO

O presidente do Sindicato Rural de Araguaína, Wagner Borges, disse que “o momento é de união entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, tanto dos Municípios, dos Estados e da União, em que todos precisam ter em vista um único inimigo, que é a covid-19”.

Segundo as entidades, o documento foi resultado da indignação de toda a região norte devido ao descaso com a saúde. Com isso, os líderes de entidades representativas querem que sejam tomadas medidas claras, objetivas e urgentes por parte do Governo do Estado, pois trata-se de vidas que estão a mercê da sorte.

"Toda a comunidade está preocupada com a situação iminente de colapso da estrutura de saúde da região norte do Estado, por isso, precisamos de forma urgente de uma solução. Tivemos o privilégio de contar com mais tempo que os Estados vizinhos, mas não aproveitamos esse tempo”, disse o Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado do Tocantins, Alexandre Modesto Braune.

"A Carta Aberta mostra a união de toda uma região, que está sendo economicamente afetada em razão das medidas de Distanciamento Social Ampliado, adotadas pelo Estado, sendo que tais medidas apenas se justificam com a adoção de medidas estruturais na área da saúde, pois não podemos apenas nos esconder do vírus, devemos nos preparar para combatê-lo com estrutura hospitalar”, reforçou a presidente da ACIARA, Hélida Dantas.

A carta finaliza cobrando um posicionamento do Governador do Estado, Mauro Carlesse, no prazo de 24 horas, sobre as providências que serão tomadas para amenizar o desespero que a sociedade enfrenta.

ENTIDADES

Entre as entidades que assinaram o documento estão a Grande Loja Maçônica do Estado do Tocantins, juntamente com outras 8 lojas maçônicas; Sindicato Rural de Araguaína, com mais 6 sindicatos rurais; Sindicato dos Empregados do Comércio no Tocantins – SECETO; Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de Araguaína; Federação do Comércio de Bens, Serviço e Turismo do Estado do Tocantins – FECOMÉRCIO, juntamente com todos os 10 sindicatos que a compõe; Associação Comercial e Industrial de Araguaína, juntamente com outras 5 associações comerciais da região; Associação dos Contabilistas de Araguaína; Associação dos Contabilistas do Bico do Papagaio; e o Sindicato das Indústrias de Confecções do Estado do Tocantins, juntamente com outros 3 sindicatos do setor industrial.

Veja aqui a Carta Aberta.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.