Operação Xunxo

Empresários são alvos da PF por fraudes no pagamento de boletos bancários no Tocantins

O grupo criminoso gerou um prejuízo de mais de R$ 160 mil à Caixa Econômica.

Por Redação 1.979
Comentários (0)

07/07/2020 08h21 - Atualizado há 3 anos
PF deflagra operação contra fraudes bancárias

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (07) a Operação 'Xunxo', que tem como objetivo desarticular grupo criminoso especializado em fraudes bancárias eletrônicas. Entre os alvos estão empresas e empresários que pagavam boletos mediante a fraude.

Aproximadamente 30 policiais federais cumprem 8 mandados de busca e apreensão nas cidades de Palmas e Porto Nacional, todos expedidos pela 4º Vara da Justiça Federal do Tocantins.

A PF detalhou que o grupo criminoso é formado por empresas e empresários, que se utilizam de fraudes eletrônicas para realizar o pagamento de boletos bancários por meio de contas de terceiras pessoas que tinham suas contas pessoais invadidas e se tornavam vítimas do golpe.

Conforme a Polícia Federal, as investigações apontam que se trata de um esquema ramificado, que conta com a participação de envolvidos com notável conhecimento de informática para burlar sistemas bancários. Apenas com o pagamento fraudulento de boletos bancários, o grupo criminoso gerou um prejuízo de mais de R$ 160 mil à Caixa Econômica Federal.

Os envolvidos poderão responder pelos crimes de estelionato majorado, cuja pena pode ultrapassar cinco anos de reclusão.

O nome da operação “Xunxo”, se refere a uma expressão utilizada comumente no Sul e Sudeste do País, que significa “maracutaia”, “armação” e “golpe”.

Conforme a Polícia Federal, em razão da situação de pandemia da Covid-19, foi planejada uma logística especial de prevenção ao contágio, com distribuição de EPIs a todos os envolvidos na missão, a fim de preservar a saúde dos policiais, testemunhas, investigados e seus familiares.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.