56 anos

Enfermeiro é indiciado por violação sexual de pacientes durante exames em postos de saúde

Ele tem 56 anos e já está afastado das funções.

Por Redação 1.387
Comentários (0)

27/05/2022 14h43 - Atualizado há 1 ano
Polícia Civil em Paraíso do Tocantins

A Polícia Civil concluiu inquérito que apurou a prática do crime de violação sexual mediante fraude em unidades de saúde de Paraíso do Tocantins. O suspeito, um enfermeiro de 56 anos, já foi afastado de suas funções.

De acordo com o delegado José Lucas Melo, as investigações tiveram início após uma paciente informar que foi tocada indevidamente pelo profissional da saúde responsável pelo procedimento durante um exame de rotina no início do ano. Os atos libidinosos praticados não guardavam relação com a finalidade do exame.

A partir das diligências realizadas pela Polícia Civil, foi descoberto que o enfermeiro já havia praticado ato similar em 2014, quando atuava em outra unidade de saúde de Paraíso. Em razão disso, foi removido de suas funções por mais de um ano, mas terminou voltando a atender em razão de a vítima não ter formalizado nenhuma acusação contra ele.

Além disso, outra vítima foi localizada. Ouvida pelo delegado, o seu relato é de ter sofrido a mesma conduta criminosa anos atrás.

Ainda segundo a autoridade policial, o caso analisado possui como característica o fato do criminoso usar de meios fraudulentos para que as vítimas não percebam ou entendam que estão sofrendo abuso. Nos casos tratados, as mulheres acreditavam que os toques do criminoso eram parte do exame clínico a que se submetiam.

Elas só tinham ciência do que ocorrera somente ao conversar com outras pessoas. Da mesma forma, mesmo diante do desconforto no momento do crime, por receio, insegurança ou estado de choque, não conseguiam nem mesmo esboçar reação.

O enfermeiro foi indiciado pelos crimes contra as duas vítimas identificadas. Com a conclusão do inquérito, o delegado José Lucas disse que o procedimento será encaminhado ao Ministério Público do Tocantins (MPTO), que adotará a medida legal pertinente ao caso. Além disso, também haverá comunicação do indiciamento à Secretaria Municipal de Saúde.

O delegado também destacou a necessidade e a importância de que as mulheres procurem a delegacia e denuncie qualquer ato indevido que tenham sofrido.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.