Laboratório

Exames de DNA poderão ser feitos no Tocantins após inauguração de Laboratório de Genética Forense

No laboratório será possível fazer a identificação de criminosos, corpos e pessoas desaparecidas.

Por Da Redação
Comentários (0)

14/11/2019 11h16 - Atualizado há 4 anos
Insumos necessários para a realização de exames estão em fase de licitação

O Laboratório de Genética Forense do Tocantins foi inaugurado nesta quarta-feira (13), em Palmas.

A partir de agora, o Tocantins deixará de depender de demais unidades de análise em outros Estados para realização de exames genéticos nos materiais biológicos oriundos de locais de crime, tanto para a identificação de possíveis autores, quanto para a identificação de vítimas.

O Tocantins era um dos cinco Estados que ainda não contavam com um laboratório desse porte.

O laboratório é fruto de parceria do Governo Federal e Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), e Governo do Tocantins na ordem de R$ 2 milhões.

Para o pleno funcionamento do laboratório, são necessários insumos e reagentes que já estão em fase de licitação. O prazo para que os exames possam ser realizados em solo tocantinense está estimado em no máximo 90 dias.

Exames

Os exames de DNA são empregados em casos como identificação de suspeitos em casos de violência (estupros, atentado violento ao pudor, ato libidinoso) sexual; identificação de cadáveres carbonizados ou em decomposição; identificação de corpos mutilados; identificação de peças ósseas e órgãos humanos e investigação de paternidade.

Banco de perfis genéticos

Representando o Governo Federal, o coordenador da Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos, Guilherme Jacques, reiterou que a preocupação do governo federal é fortalecer e equipar a segurança pública em todos os estados da federação.

Ainda segundo ele “existem pessoas condenadas por crimes que não cometeu, condenadas por provas frágeis, como um reconhecimento equivocado, procedimentos que não tem bons embasamentos”.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.