Polícia Civil

Fiscal da Adapec é afastado em operação que investiga cobrança de propina no Tocantins

Polícia também cumpriu vários mandados de busca e apreensão.

Por Redação 1.871
Comentários (0)

28/04/2021 14h39 - Atualizado há 2 anos
Investigação apura cobrança de propina para liberação de cargas de bovinos

Um servidor da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins (Adapec-TO) foi alvo de operação da Polícia Civil após denúncia sobre uma suposta cobrança de propina para liberação de cargas de bovinos.

A Divisão Especializada de Repressão a Crimes Contra a Ordem Tributária (DRCOT) juntamente com a Divisão Especializada de Repressão à Corrupção (Decor de Palmas) cumpriram três mandados de busca e apreensão, e um mandado de suspensão do exercício de função pública em Goiânia e Porangatu, em Goiás, onde o o servidor possui residência.

Batizada de operação Sobre-Era, a ação foi realizada nesta quarta-feira (28), nas respectivas cidades, mas o servidor não foi localizado. Ele não teve o nome divulgado.

Segundo o delegado-chefe da DRCOT, Vinícius Mendes de Oliveira, as investigações apontaram que o crime envolveu um servidor da Adapec que é responsável pela fiscalização. O funcionário no uso de sua função pública estaria, com outros envolvidos, realizando cobranças de propina para liberação de cargas de bovinos em um posto de fiscalização do estado do Tocantins.

O delegado Jeter Aires Rodrigues, que também é responsável pelas investigações, explicou que um dos investigados chegou a alegar que o gado transportado tinha idade superior ao que estava consignado na guia de trânsito animal, o que afetaria a pauta fiscal. Dessa forma, os caminhões com o gado eram mantidos no posto e na ocasião era cobrada a suposta propina. Durante as investigações, surgiram nomes de outras pessoas, as quais também foram alvos das medidas judiciais.

Operação

A operação recebeu o nome Sobre-Era em razão do modus operandi utilizado para o recebimento da suposta vantagem indevida. As investigações devem continuar, segundo a Divisão Especializada de Repressão a Crimes Contra a Ordem Tributária.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.