OAB Tocantins

Gedeon Pitaluga diz que metas da gestão são valorizar advogados e cortar gastos

Em seu discurso de posse, Pitaluga firmou compromisso com a categoria e enfatizou que sua gestão entrará para a história pelo empenho na defesa de classe.

Por Nielcem Fernandes
Comentários (0)

24/01/2019 08h47 - Atualizado há 5 anos
O advogado Gedeon Pitaluga é o mais novo presidente eleito para a Seccional do Tocantins

O presidente eleito da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) seccional Tocantins, Gedeon Pitaluga foi oficialmente empossado na noite dessa quarta-feira (23) na sede da entidade em Palmas.

Também foram empossados durante a solenidade a vice-presidente, Janay Garcia, os novos conselheiros seccionais e federais e a nova diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados do Tocantins (Caato).

O governador Mauro Carlesse (PHS) e diversas autoridades de todas as esferas do poder público e da sociedade compareceram para prestigiar a posse do mais jovem presidente da seccional. Ele ficará no cargo até 2021. 

O secretário geral do conselho federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Felipe Sarmento, presidiu a solenidade e leu o juramento de posse.

Na ocasião, o ex-presidente da seccional Tocantins, Walter Ohofugi, foi diplomado como membro honorário da Ordem e falou sobre as melhorias durante sua gestão. “Conseguimos com essa sanidade financeira atender diversas pautas. A cereja do bolo foi a modernização do portal de transparência da Ordem que deve pautar a próxima administração”, disse.

Em seu discurso, Pitaluga contrariou a fala de Ohofugi e disse que a Ordem enfrenta sérias dificuldades financeiras, inclusive, para arcar com despesas básicas.

O novo presidente também firmou compromisso com a categoria e enfatizou que sua gestão entrará para a história pelo empenho na defesa de classe. Ele também prometeu o congelamento das mensalidades cobradas pela seccional aos seus membros, proporcionando a todos os advogados a oportunidade de se regularizarem e exercerem a profissão. 

O recurso, segundo o novo presidente, virá de cortes de gastos e da austeridade na administração. “Responsabilidade na administração dos recursos da Ordem é um ato de respeito com a advocacia tocantinense”, declarou.

Já empossado, o presidente da Ordem falou com exclusividade ao AF Notícias sobre as metas da nova gestão. “A primeira meta da nossa administração é a valorização do advogado, atuando na garantia das prerrogativas da advocacia. Trabalharemos para implantar o programa de anuidade zero com um sistema de cobrança menos oneroso para o advogado e para advogada tocantinense, realçando a importância da qualificação através da Escola Superior de Advocacia. Esses serão os pilares da gestão do próximo triênio”, disse.

Questionado sobre o posicionamento da Ordem no relacionamento com os governos e demais entidades, o presidente garantiu um comportamento independente baseado no respeito e na reciprocidade.

“Acredito que a Ordem e os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário terão um relacionamento sempre baseado na independência e na reciprocidade", declarou. 

A respeito do papel da Ordem no que diz respeito à corrupção na esfera pública, o presidente foi incisivo. “A Ordem tem compromisso no combate à corrupção. Toda legislação atual de combate à corrupção teve origem dentro do Conselho Federal da OAB, tamanha é nossa vocação em combater o ilícito e a criminalidade dentro da administração pública. O papel da Ordem nesse contexto é de guardiã da constitucionalidade e da legalidade sem jamais usurpar o papel das outras instituições, como Ministério Público e autoridades policiais”, concluiu.

Em seu discurso, o presidente prometeu austeridade na gestão
Diversos seguimentos da sociedade e autoridades dos três poderes comparecem à posse de Pitaluga
Autoridades presentes na posse

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.