Combate à covid-19

Governador Carlesse chama prefeitos à responsabilidade e cita Araguaína como exemplo

Sozinho, o Estado não conseguirá atender toda a população de forma satisfatória.

Por Arnaldo Filho 2.207
Comentários (0)

04/09/2020 20h52 - Atualizado há 3 anos
Governador pede união de esforços independente de partido

O enfrentamento da pandemia do novo coronavírus exige união de esforços e responsabilidade mútua de todos os gestores, inclusive dos municípios. O alerta em tom de cobrança foi feito pelo governador Mauro Carlesse ao destacar que o Governo do Estado tem trabalhado diuturnamente para conter a propagação da Covid-19 no Tocantins, no entanto, sem a colaboração dos prefeitos, o Estado não conseguirá atender de forma satisfatória toda a população.

Em entrevista ao AF Notícias, o governador destacou que o fortalecimento da rede pública de saúde é crucial para que o cidadão tenha o atendimento adequado caso seja acometido pela doença. Daí a necessidade de unir esforços com os 139 municípios.

"Os repasses do Governo do Tocantins para a área de Saúde dos municípios estão em dias e as verbas repassadas pelo governo federal foram ampliadas durante a pandemia. Portanto, é preciso que os prefeitos também assumam suas responsabilidades e passem a investir esse dinheiro na ampliação de leitos para atender a população", cobrou.

COBRANÇA AOS MUNICÍPIOS POLOS

A declaração do governador Carlesse pode ser entendida como uma provocação aos maiores municípios do Estado como Porto Nacional, Paraíso, Palmas e Gurupi, que não estariam investindo os recursos na construção de hospitais de campanha ou na ampliação/contratação de novos leitos clínicos e de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

EXEMPLO DE ARAGUAÍNA

Na contramão, o bom exemplo vem de Araguaína, onde o prefeito Ronaldo Dimas se uniu ao governador Carlesse para ampliar o atendimento da população com a construção de um novo Hospital de Campanha (Hospital Municipal Eduardo Medrado).

A parceria entre a prefeitura e o Governo do Tocantins resultou na assinatura de um convênio nessa quinta-feira (3), no qual a Gestão Estadual vai repassar ao município R$ 3 milhões para conclusão da obra.

"O prefeito Dimas foi ágil e apresentou esse projeto. Temos que ter leitos para atender a nossa população. É isso que temos que fazer neste momento, unir forças, independente de partido, o foco principal deve ser o cidadão. A pandemia deve ser tratada como um caso de saúde pública e o respeito e o cuidado com o cidadão tem que vir em primeiro lugar”, analisa Carlesse. 

GESTÃO É MUNICIPALISTA

O governador também fez questão de reafirmar que sua gestão é municipalista e estará sempre pronta para debater as demandas da população com os prefeitos, independente de bandeira política. Como exemplo, ele citou a ajuda que o Estado fará à Capital cedendo equipamentos que vão equipar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da região norte.

“Nas reuniões que temos feitos com os prefeitos eu e minha equipe estamos conversando com os gestores municipais e seus secretários para discutir o que a gestão local está fazendo, ponderar as nossas ações e ver onde mais nós podemos ajudar para que os casos diminuam e vidas sejam preservadas. E todo gestor que sentir alguma dificuldade e precisar de ajuda do Governo, pode nos procurar que estamos prontos para atender”, garante.

PEDIDO AOS PREFEITOS

O governador finaliza a entrevista pedindo que os prefeitos coloquem o cidadão como prioridade. "É preciso que os gestores, principalmente aqueles de municípios onde os números de casos de contaminação e óbitos estejam aumentando, fiquem atentos em fortalecer a sua rede de atenção para atender o cidadão", concluiu.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.