Luto

Governo decreta luto após Tocantins atingir marca de 500 mortos pela Covid-19 e faz apelo

Além das mortes, Tocantins alcançou marca de 35.403 casos confirmados.

Por Redação 1.143
Comentários (0)

15/08/2020 08h08 - Atualizado há 3 anos
Palácio Araguaia, sede do Governo

O governador do Tocantins, Mauro Carlesse, decretou luto oficial de três dias pelos 500 tocantinenses mortos pela covid-19. O documento foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) na edição desta sexta-feira (14).

"É declarado luto oficial em todo o Estado, por três dias, a partir de hoje [14], em sinal de profundo pesar pelo falecimento de vítimas da Covid-19, doença pandêmica que, nesta data, inscreve-se na história do Tocantins, em dolorosa lacuna, perfazendo um total de 500 óbitos", expressa o texto do decreto.

O último Boletim Epidemiológico divulgado nesta sexta mostra que o Tocantins alcançou a triste marca de 35.403 casos confirmados da doença 500 óbitos. Do total de casos, 21.896 pessoas já se recuperaram e outros 13.007 correspondem a casos ativos, dos quais 324 encontram-se hospitalizados, sendo 187 em leitos clínicos e 137 em UTI Covid-19.

“Que notícia triste saber que perdemos 500 vidas para esta doença. Pais, mães, filhos, amigos, pessoas importantes para seus familiares e para sua comunidade com muito ainda para contribuir para o Tocantins, mas, infelizmente, não estão mais entre nós. Só nos resta lamentar, profundamente, e pedir a Deus que conforte cada familiar”, afirmou o governador Mauro Carlesse.

Pedido

Diante deste cenário, o Chefe do Executivo reforçou o pedido à população, principalmente aos jovens, para que seja mantido o distanciamento social e respeitadas as medidas preventivas adotadas pelas gestões estadual e municipais.

“Mais uma vez eu peço aos jovens que usem máscara, que não façam aglomerações, que respeitem as leis. Eu sei que jovem tem a vontade de sair, de curtir, mas o momento é muito complicado. O novo coronavírus está aí no Brasil inteiro, e no nosso caso, aumentando a quantidade de pessoas contaminadas. Enquanto não tivermos uma vacina ou um remédio que cure de fato ou nos proteja, ninguém está livre de se contaminar”, ressaltou o governador.

Mauro Carlesse destacou ainda os investimentos feitos para enfrentamento e combate à covid-19. “Temos investido em hospitais, mão de obra, premiando os servidores que atuam na linha de frente e ajudando as prefeituras, mas é preciso que todos colaborem porque nossa rede pública está atingindo uma quantidade que daqui mais um pouco já não vai poder atender alguém que possa precisar”, afirmou.

As medidas de higiene e proteção individual também foram lembradas pelo gestor. “Se puder, fique em casa. Se não tiver como ficar em casa, se proteja ao sair às ruas; lave as mãos com frequência, use álcool em gel, desinfete seu ambiente de trabalho, mantenha o distanciamento das pessoas, e por favor, usem máscaras. Quando retornar para casa, se higienize o quanto antes, coloque a roupa para lavar e tome um banho para depois curtir a família. Proteja-se e cuide dos seus”, alertou.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.