Doe sangue!

Rotary de Araguaína propõe buscar recursos para comprar unidade móvel de coleta de sangue

Será um moderno posto de coleta de sangue para saúde itinerante.

Por Redação
Comentários (0)

26/01/2023 11h21 - Atualizado há 1 ano
Reunião do secretário de Saúde com diretores da Aciara.

O secretário de Estado da Saúde, Afonso Piva, esteve reunido, nesta quarta-feira (25/01), com membros do Rotary Club de Araguaína para alinhar uma parceria com o Governo do Tocantins, visando a aquisição de uma unidade móvel para coleta de sangue na região norte do Estado.

Durante a reunião, o Rotary Club se propôs a buscar recursos para adquisição do veículo (unidade móvel equipada), que depois será doado para uso do Hemocentro Tocantins, com manutenção e funcionamento sob a responsabilidade da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO). A unidade irá melhorar a estrutura física e a capacidade operacional da região e com isso aumentar o número de coletas de bolsas de sangue.

Ficamos felizes com a iniciativa do Rotary em se mobilizar para nos ajudar a salvar vidas. O Estado do Tocantins está aberto a parcerias como esta, que somam para a ampliação dos serviços de saúde à população”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Afonso Piva

O governador distrital do Rotary Club do Tocantins, Goiás e Distrito Federal, José Hilário Rodrigues, destacou que a entidade tem a missão de servir a comunidade. "A unidade móvel de captação de sangue vai ajudar muitas pessoas. Faremos a finalização dos projetos e como já temos a adesão do Estado, já iremos nos mobilizar para a aquisição”.

Para a Superintendente da Hemorrede Tocantins, Pollyana Gomes, “a aquisição deste veículo possibilitará o aumento das coletas de sangue na região, fortalecendo o atendimento das demandas transfusionais. É um instrumento importante que contribui para que o estoque esteja continuamente normalizado. É um moderno posto de coleta de sangue sobre rodas para saúde itinerante”.

Trabalho da Hemorrede no Norte do Estado

Em 2022, as duas unidades de coleta da região Norte (Araguaína e Augustinópolis) captaram mais de 8 mil bolsas de sangue que atenderam 13 hospitais públicos e particulares.

Doação de Sangue

Para ser um doador é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos e pesar mais de 50 kg. Os adolescentes precisam de uma autorização formal do responsável para doar.

O doador não pode ingerir bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação e precisa ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas. É importante estar bem alimentado e evitar comidas gordurosas no período de 3 horas antes da doação.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.