Em estudo

Governo paga R$ 12,7 milhões ao Hospital Dom Orione e anuncia leitos em três cidades

Tocantins pode chegar a 440 leitos exclusivos para Covid implantados durante a pandemia.

Por Redação 965
Comentários (0)

18/08/2020 10h45 - Atualizado há 3 anos
Encontro do governador e secretários

O Governo do Estado realizou uma reunião, nesta segunda-feira (17), para discutir os detalhes da terceira etapa de expansão dos leitos Covid-19 na rede estadual de saúde, que devem contemplar as cidades de Colinas, Paraíso e Porto Nacional.

Na ocasião, o governador Mauro Carlesse autorizou o repasse de R$ 12.731.284 para o Hospital Dom Orione, em Araguaína, investir na melhoria de sua estrutura para o atendimento à população da região norte nos casos de Covid-19. Os recursos devem ser creditados para o hospital nesta terça-feira (18).

O Tocantins possui atualmente 360 leitos já implantados e em funcionamento. Contudo, segundo o governador, é necessário que outros municípios com localização estratégica passem a contar com essa estrutura visando ampliar a rede, desafogar os maiores hospitais e agilizar o acesso de quem precisar de um leito de UTI.

“Na semana passada, determinei que fossem realizados os estudos para implantação de dez leitos de UTI em Colinas. Agora, vamos olhar também a possibilidade de implantar UTIs em Paraíso e Porto Nacional. Assim, chegaremos a sete cidades polos com leitos de UTI do Estado para atender melhor a nossa população”, afirmou o governador.

No encontro, o secretário da Saúde, Edgar Tollini, informou a finalização da implantação de mais dez leitos de UTI no Hospital Geral de Palmas (HGP), que passará a contar com 30 leitos de UTI e 30 leitos clínicos, exclusivos para Covid-19, a partir desta terça-feira (18).

Na próxima semana, vamos dobrar a capacidade de atendimento no Hospital Regional de Gurupi, com mais dez novos leitos de UTI-Covid. E vamos continuar, agora nessa terceira etapa, para contemplar esses três municípios que ainda não têm UTI implantada para desafogar os três maiores hospitais do Estado”, declarou Edgar Tollini.

Com 70 leitos em Palmas, o Hospital Estadual de Combate à Covid-19 receberá os primeiros pacientes ainda nesta semana. Com essa nova unidade e os dez novos leitos de UTI no HGP, o Tocantins chegará ao número de 440 leitos exclusivos para Covid.

Presentes

Também participaram da reunião o secretário da Casa Civil, Rolf Vidal; da Fazenda e Planejamento, Sandro Henrique Armando; o procurador-geral do Estado, Nivair Borges; o controlador-geral do Estado, Senivan Almeida; o secretário da Comunicação, Élcio Mendes; e o secretário-executivo da Saúde, Quesede Ayres Henrique Campos.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.