Situação preocupante

Hospital Regional de Araguaína atinge 100% de lotação nos leitos de UTI para coronavírus

A Defensoria Pública já protocolou uma ação na Justiça para ampliação dos leitos.

Por Arnaldo Filho 17.595
Comentários (0)

07/05/2020 15h35 - Atualizado há 3 anos
Hospital Regional de Araguaína (HRA) está com lotação máxima

O Hospital Regional de Araguaína (HRA) é a única unidade de saúde referência para casos graves do novo coronavírus na região norte do Estado e já está com lotação máxima nos leitos de UTI reservados para pacientes da Covid-19.

Na última terça-feira, dia 5 de maio, o hospital atingiu 100% da taxa de ocupação/bloqueio dos leitos de UTI, segundo a Defensoria Pública. No dia anterior, a taxa era de 90%, já sinalizando o possível colapso do sistema de saúde. São 10 leitos exclusivos na unidade. 

Araguaína confirmou 33 casos da doença só no boletim divulgado nesta quinta-feira (7) e chegou a 164 no total. Desses, 26 estão recuperados. Entre os novos pacientes há uma criança de 3 anos e dois idosos, de 62 e 80 anos. Em relação aos demais, maioria são jovens.

Além da demanda própria de Araguaína, o Hospital Regional recebe pacientes de outros Estados, principalmente caminhoneiros, e de todas as cidades da região norte.

Nessa quarta (6), a Defensoria Pública do Tocantins (DPE) protocolou na Justiça uma ação contra o Estado, com pedido de urgência, visando a ampliação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e também dos leitos intermediários para pacientes da Covid-19.

O pedido é assinado por quatro defensores públicos: Sandro Ferreira, Cleiton Martins da Silva, Pablo Mendonça Chaer e Arthur Luiz Pádua Marques.

Caso essa ampliação não seja possível nos hospitais da rede pública, a Defensoria pede que haja a imediata implantação de um hospital provisório (hospital de campanha) em Araguaína, como já prometido pelo Governo, com 50 leitos.

Os defensores argumentam que o avanço dos casos de coronavírus em Araguaína demonstra a necessidade urgente de ampliação de leitos.

O primeiro caso da doença foi registrado na cidade no dia 27 de março e hoje Araguaína já está com 164 casos de Covid-19. O crescimento das duas últimas semanas colocou o Município como o primeiro do Tocantins no ranking acumulado de pessoas infectadas pelo coronavírus.

O QUE DIZ A SAÚDE

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) confirmou, em nota, que todos os 10 leitos de UTI Covid no Hospital Regional de Araguaína (HRA) estão ocupados, mas ressaltou que há outros 10 no Hospital e Maternidade Dom Orione, com apenas 01 paciente internado (10% de ocupação).

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.