Palmeirante

Nova agroindústria vai incentivar produção de frango caipira na região norte do Tocantins

Abatedouro em Palmeirante tem capacidade para abater 500 frangos por dia.

Por Redação 5.055
Comentários (0)

20/07/2020 09h24 - Atualizado há 3 anos
Abatedouro fica em Palmeirante

O Abatedouro de Aves de Palmeirante, no norte do Estado, foi inaugurado nesta sexta-feira (17), trazendo grandes expectativas para os agricultores familiares interessados em investir no setor de avicultura.

Fruto de uma parceria entre a prefeitura, a Associação dos Agricultores Familiares e Extrativistas de Palmeirante (APRANTE), e com recurso Federal da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia, a agroindústria tem capacidade para abate de 500 frangos por dia. A atividade ainda vai garantir a oportunidade de 40 vagas empregos para a população local.

Dário Souza do Nascimento, da Chácara Bonfim, é um dos produtores que está investindo na criação de frango caipira para garantir o sustento da família. Em parceria com uma empresa privada, ele iniciou em junho a criação de 1.000 pintinhos. Ainda em fase de desenvolvimento, a expectativa é realizar o abate no início de setembro, quando, na fase adulta, as aves alcançam o peso superior a dois quilos, encerrando o ciclo de produção, que é de 90 dias.

“Essa é a primeira vez que trabalho com a finalidade comercial na criação de frango caipira, e com essa quantidade, de mil aves. Estou bem satisfeito e otimista com esse trabalho, principalmente agora com a inauguração do abatedouro no nosso município, as parcerias que tem nos apoiado”, frisou o produtor.

O produtor João Coelho Souza Neto, da Chácara Pôr do Sol, também está com uma estrutura de mil aves no período de vazio sanitário para o abate nos próximos dias e já prevê aumentar a estrutura de alojamentos para a próxima criação.

“Hoje, com o abatedouro e as parcerias firmadas, nós temos a garantia de que produto vai ser vendido. Antes, a gente produzia pouco e só conseguia comercializar no mercado local, feiras e de porta em porta. Agora, com o acompanhamento técnico, com selo de inspeção estadual, a gente tem a oportunidade de comercializar no Estado todo, então já penso em aumentar a estrutura e plantel de aves”, frisou.

Quem também foi beneficiada pela instalação da nova agroindústria na cidade é a moradora Ana Maria, que conseguiu uma vaga de emprego e está aproveitando a oportunidade para se qualificar. “Esse abatedouro mudou a minha vida desde o dia que começou a funcionar. Muitos precisam de uma oportunidade de emprego e agora estão tendo. Estamos sendo qualificados para trabalhar em qualquer outra empresa”, disse.

Satisfeito com as oportunidades geradas, o prefeito Charles Dias disse que a implantação desse abatedouro é um anseio da comunidade e vai criar oportunidades de emprego e renda, e o município será referência estadual na produção de aves caipiras.

“Hoje, nós temos dois modelos de produção: um em regime de parceria com a empresa privada Caipirão, onde o empresário entra com o frango, a ração e os insumos, e o outro modelo, onde o próprio produtor desenvolve todo o processo. Nesta, o produtor vai contar com o apoio da Associação dos Agricultores, a APRANTE, que desenvolve o projeto Mais Caipira, na parte de investimento e disponibilidade de mão de obra para execução das atividades do abatedouro. Esses produtores da agricultura familiar vão trabalhar com a marca Da Roça”, explicou.

Na solenidade de inauguração, o gestor da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura, e presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Thiago Dourado, ressaltou a preocupação do Governo do Estado com o pequeno produtor rural neste momento de pandemia.

“O governador já determinou à Agência de Fomento a criação de linhas de crédito específicas para os pequenos produtores, onde serão disponibilizados R$ 5 milhões em projetos agrícolas. O Ruraltins também está muito focado em parcerias com todos os bancos para disponibilizar linhas de crédito, e o plano Safra também já anunciou a disponibilização de R$ 14 bilhões para a agricultura familiar. Então, todos os produtores que quiserem realizar seus projetos, a gente vai estar no Ruraltins para assistir e fazer esse movimento necessário para que os seus projetos sejam realizados e esse produtor consiga avançar na sua produção”, ressaltou o gestor.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.