Intérprete auxilia em atendimento jurídico a pessoa surda na Defensoria de Araguaína
Por Redação AF
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21/06/2013 14h33 - Atualizado há 5 anos
<div style="text-align: justify;"> <span style="font-size:14px;">Uma pessoa surda compareceu à Defensoria Pública em Araguaína em busca de atendimento jurídico na área da família, nesta quinta-feira, 20, e graças ao apoio de uma intérprete da Língua Brasileira de Sinais – Libras, o diálogo entre a defensora pública Irisneide Ferreira dos Santos e a Assistida propiciou acesso à justiça.<br /> <br /> A primeira vez que esteve na Instituição a Assistida trouxe uma amiga para auxiliar no atendimento. Para o retorno, a Defensoria acionou a Central de Interpretação de Libras – CIL, serviço ligado à Secretaria de Trabalho e Ação Social que tem o objetivo de garantir atendimento de qualidade a pessoas com deficiência auditiva por meio de serviços de tradução e interpretação. A intérprete Ester Fernandes Nunes informou que “há muitos surdos esperando pelos atendimentos da CIL, porque eles estão sempre precisando de serviços. Imagina a pessoa querer fazer-se ouvida e ter uma dificuldade; o intérprete é a ponta. Estou muito feliz em ajudar”, revelou.<br /> <br /> Segundo a Assistida, receber atendimento de pessoas desabilitadas é embaraçoso. “Foi importante eu ter alguém para entender o meu problema, sem esta ajuda a gente perde muito tempo tentando explicar”, sinalizou.<br /> <br /> Para a defensora pública Irisneide Ferreira dos Santos que prestou o atendimento, o acesso oferecido à Assistida respeita a dignidade da pessoa surda. “Se ela sabe se comunicar por sinais, o direito dela é que seja possibilitado o diálogo na língua dela”, enfatizou. “Já atendi pessoa surda, mas com boa oralidade, me comunicando por escrito. Eu é que tenho que me adaptar diante das dificuldades das pessoas”, acrescentou a Defensora Pública.</span></div>