Saúde

Lacen conclui instalação de unidade em Araguaína para testagem molecular da covid-19

Início das análises pode ocorrer na 1ª semana de novembro.

Por Redação
Comentários (0)

24/10/2020 09h36 - Atualizado há 1 mês
Exames covid-19

O Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen/TO) finalizou a montagem de uma unidade em Araguaína para realização de análises moleculares da covid-19, segundo informação divulgada nesta sexta-feira (23), pela Secretaria Estadual da Saúde (SES). 

A unidade é fruto da união de várias instituições e viabilizará o atendimento da população de 54 municípios da Região Macro Norte do Estado.

Um total de R$ 213 mil para a compra do material provém de acordos judiciais, propostos pelo do Ministério Público do Tocantins (MPTO) e homologados pela Justiça.

Esta foi a segunda vez que os valores obtidos na área penal beneficiam o Fundo Estadual de Saúde com a aquisição de insumos hospitalares e medicamentos para o enfrentamento da Covid-19. No mês de abril, em um outro procedimento, foi autorizada a compra de 45 mil máscaras e 15 mil testes para a Covid-19, ao custo de R$ 1 milhão e 400 mil. 

Diretora do Lacen/TO, Jucimária Dantas celebrou a entrega. “A unidade do Lacen/TO, em Araguaína, foi estruturada com a soma de forças de várias instituições públicas e privadas, que doaram os equipamentos, móveis, computadores, além das adequações na estrutura física do laboratório. Estamos trabalhando agora no treinamento da equipe, com assistência integral de 20 profissionais biomédicos, farmacêuticos-bioquímicos e técnicos envolvidos na realização dos exames na unidade. A capacitação é ministrada pela equipe do Lacen/Palmas”, disse.

A diretora explicou ainda que, neste primeiro momento, o treinamento é voltado para o diagnóstico molecular da covid-19 e deverá ser ampliado para outros agravos de interesse da saúde pública, como as arboviroses (dengue, zika e chikungunya) entre outros vírus respiratórios.

A previsão é de que o início das análises no Lacen de Araguaína ocorra na primeira semana de novembro, atendendo as demandas dos pacientes internados nos hospitais públicos e privados, Unidade de Pronto Atendimento (UPA), hospital municipal e de campanha da região macro norte.

A equipe já está sendo treinada

Lacen/TO

O Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins é o responsável pela realização de diagnósticos laboratoriais de agravos de interesse de saúde pública, controle de qualidade das análises de saúde pública realizados nos municípios, controle de qualidade ambiental e de produtos, capacitação de profissionais multidisciplinares e supervisão na rede estadual de laboratórios.

Durante a pandemia do novo coronavírus, o Lacen/TO é responsável, na rede pública, pelos testes de RT-PCR (Reação em Cadeia da Polimerase em Tempo Real), que identifica a presença do gene do vírus SARS-CoV-2. Esta metodologia é reconhecida e recomendada pelo Ministério da Saúde (MS) como “padrão ouro” para o diagnóstico da doença.

A unidade do Tocantins já realizou 93.343 testes de RT-PCR para diagnóstico da covid-19 e conta com a capacidade de testagem diária de dois mil testes, além de ser considerada, pelo Ministério da Saúde, como um dos laboratórios públicos mais céleres do Brasil.

Segundo a publicação recente do órgão federal, o Lacen/TO liberou 99,10% dos resultados das amostras em menos de dois dias, o que garante o diagnóstico precoce e oportuno da doença.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2020 AF Notícias. Todos os direitos reservados.