Estado tem frota com 720 mil veículos. Destes, apenas 190 mil estão com o imposto pago.
Termina nesta sábado (15) o prazo para emitir guia para o pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) do exercício de 2022. Contudo, por se tratar de um dia não útil, os donos de veículos têm até a segunda-feira (17) para realizar o pagamento da parcela única do imposto ou da última para quem optou pelo parcelamento.
Para pagar o IPVA, o contribuinte deve acessar o link, http://www.sefaz2.to.gov.br/ipva/dare.php, e imprimir o Documento de Arrecadação da Receita Estadual (Dare).
Para preencher o Dare, basta o número do Renavam, a placa do veículo e o CPF do proprietário. A quitação do IPVA é imprescindível para a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).
A frota tributável no Tocantins é composta por 720 mil veículos. Desse total, 190 mil quitaram o imposto em cota única com desconto de 10% ou fizeram o parcelamento.
Penalidades
O Governo do Tocantins ressalta que o não pagamento do IPVA pode acarretar em dois tipos de implicações: a tributária e administrativa. Na tributária, o contribuinte pode ter seu nome inscrito na dívida ativa e ir a protesto. Já na administrativa, estará sujeito a multas e apreensão do veículo por está circulando com o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) vencido.