Investigação

MPTO apura suposto esquema operado pelo diretor de Posturas de Gurupi; Josi teria sido informada

Pivô da denúncia, Alex Magalhães é bem próximo da prefeita Josi Nunes.

Por Redação
Comentários (0)

26/07/2024 15h57 - Atualizado há 2 horas
Prefeitura de Gurupi

Notícias do Tocantins - O Ministério Público do Tocantins (MPTO) está investigando o que seria um possível esquema de corrupção e abuso de influência na Prefeitura de Gurupi, o 3º município mais populoso do Estado.

O diretor de Posturas da Secretaria Municipal de Planejamento e Finanças, Alex Magalhães de Alencar Filho, nomeado pela prefeita Josi Nunes no dia 10 de maio de 2022, foi denunciado por cooptar empresários que buscam autorização da Prefeitura de Gurupi para implantação de empreendimentos na cidade.

O Ministério Público apura o fato de Alex Magalhães cobrar pela elaboração de projetos que ele próprio, como diretor de posturas, analisaria e emitiria a autorização para a liberação da pendência.

Documentos que engrossam a investigação do Ministério Público retratam as evidências do esquema. Um projeto de Vigilância Sanitária vistoriado pela Secretaria Municipal de Planejamento e Finanças, que está anexado à denúncia, mostra que Alex Magalhães é o profissional que elabora o projeto, assinando como responsável técnico ligado à empresa AM Engenharia, e o mesmo Alex Magalhães, como diretor de posturas, seria o responsável por analisar o mesmo projeto e assinar, autorizando sua liberação.

Em conversas gravadas pelo WhatsApp e anexadas à denúncia feita ao Ministério Público, Alex Magalhães confirma que cobrou um valor de um empresário para a elaboração do projeto que ele próprio analisou e autorizou, enquanto diretor de posturas da Prefeitura de Gurupi.

A denúncia feita ao Ministério Público ainda demonstra que o caso foi levado ao conhecimento do secretário de Desenvolvimento Urbano de Gurupi, Eremilson Ferreira Leite, que, em conversas gravadas pelo WhatsAp, diz que levou a denúncia ao conhecimento da prefeita Josi Nunes e que estaria aguardando uma providência por parte da prefeita, que ainda não ocorreu.

Investigação do MPTO

Pré-candidato de Josi Nunes

O pivô da denúncia de corrupção na Prefeitura de Gurupi, Alex Magalhães, é bem próximo da prefeita Josi Nunes, tanto que é presidente do PL Jovem de Gurupi e um dos pré-candidato a vereador do partido.  

Abertura de sindicância

Em nota, a prefeita Josi Nunes (UB) determinou, nesta sexta-feira (26), a abertura de sindicância para apurar se o ex-diretor de posturas, Alex Magalhães, realizou ou não atividades incompatíveis com a função de servidor público no período em que ocupou o cargo.

Segundo a nota, tal medida foi tomada após a prefeita Josi Nunes ter sido informada pela Procuradoria Geral do Município, sobre uma Notícia de Fato do Ministério Público do Tocantins que, nesta quinta-feira, 25, oficiou a Procuradoria em busca de informações acerca dos acontecimentos narrados na denúncia.

 Ainda conforme a nota, a prefeita Josi Nunes determinou que todas as informações solicitadas pelo Ministério Público sejam encaminhadas dentro do prazo estabelecido e que a sindicância realize também a sua apuração, para que as medidas legais por parte da gestão municipal sejam adotadas, caso necessárias.

"A prefeita Josi Nunes reitera seu compromisso com a legalidade e transparência dos atos de gestão pública. E sem fazer qualquer juízo antecipado da situação atual, reitera que não coaduna com qualquer atitude cometida em desobediência às normas que regem o serviço público", finaliza a nota.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.