Covid-19

MPs e DPE querem vacinação de entregadores de delivery e outros grupos em Araguaína

Conselheiros tutelares e motoristas de aplicativo estão na lista.

Por Redação
Comentários (0)

10/06/2021 16h55 - Atualizado há 2 anos
Vacina contra a covid-19

O Ministério Público do Tocantins (MPTO), o Ministério Público Federal (MPF), o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Defensoria Pública do Estado (DPE) emitiram recomendação administrativa orientando que o município de Araguaína inclua novos grupos como prioritários na vacinação contra a covid-19 e adote medidas no sentido de acelerar a imunização. 

Os grupos a serem incluídos são: gestantes e puérperas sem comorbidade, conselheiros tutelares, motoristas do transporte público e privados com fins comerciais, como motoristas de táxi e de aplicativo, mototaxistas e entregadores da modalidade delivery.

Desses grupos sugeridos, os únicos que ainda não estão sendo vacinados em Araguaína são os conselheiros tutelaresmotoristas de aplicativo e entregadores de delivery.

VEJA MAIS

Os órgãos consideram que o Plano Nacional de Operacionalização da Vacina contra a Covid-19 prevê o ordenamento de grupos prioritários de trabalhadores de setores essenciais para a manutenção da sociedade e onde há risco de infecção. 

O documento ainda orienta que o Município proceda, de imediato, à vacinação da população em geral, obedecendo a faixa etária, resguardados os imunizantes dos grupos prioritários; que viabilize a vacinação por meio de mutirões realizados inclusive nos fins de semana, no prazo de 10 dias, a partir do recebimento do imunizante; que amplie o atendimento dos postos de vacinação, com horários estendidos; que implemente o sistema de agendamento; identifique pessoas que estão com pendência vacinal na segunda dose, disponibilize o sistema drive-thru, e por fim, que adote providências para viabilizar a utilização de eventuais sobras de doses de vacina em cada unidade, a fim de evitar perdas. 

Conforme a recomendação, as medidas são urgentes em razão do cenário de crise em que se verifica o aumento das taxas de ocupação da rede pública, complementar e privada de saúde, que se encontram em colapso, bem como o acréscimo no número de óbitos no Tocantins, que se elevou ao percentual de 42%, segundo dados do consórcio de veículos de imprensa. 

Assinaram a recomendação a promotora de Justiça Bartira Quinteiro; o procurador da República Thales Cavalcanti Coelho; as procuradoras do Trabalho Cecília Amália Cunha Santos e Mariana Furtado Guimarães, e o Defensor Público Pablo Mendonça Chaer.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.