Em Palmas

À Justiça, MPTO diz que faltam lençóis na Maternidade Dona Regina; Saúde nega e explica situação

Ação foi proposta após denúncia de que não havia nenhum lençol limpo na unidade.

Por Redação
Comentários (0)

01/08/2023 09h39 - Atualizado há 8 meses
Hospital e Maternidade Dona Regina, em Palmas.

O Ministério Público do Tocantins (MPTO) manifestou-se em processo judicial, nesta segunda-feira (31/07), solicitando que seja determinada à Secretaria Estadual de Saúde (SES) a obrigação de proceder à troca diária dos lençóis que revestem leitos no Hospital e Maternidade Dona Regina, em Palmas.

Em reclamação que chegou até o MPTO no domingo (30), um cidadão relata que não existe nenhum lençol destinado à troca. Ele também diz que não está sendo realizada a manutenção nos aparelhos de ar-condicionado da maternidade.

Na petição judicial, a promotora de Justiça Araína Cesárea, da área de defesa da saúde, justifica que a troca de lençóis deve ocorrer diariamente, a fim de evitar contaminações no ambiente hospitalar.

Em razão disso, a representante do Ministério Público pede que seja determinada à SES a obrigação de regularizar a situação no prazo de 24 horas, sob pena do pagamento de multa diária de R$ 10 mil em caso de descumprimento.

NOTA DA SECRETARIA DE SAÚDE

"A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) informa que a troca de enxovais ocorre de forma regular, nas unidades hospitalares estaduais. Especificamente sobre o Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos (HMDR), no domingo (30), houve um atraso na entrega dos lençóis limpos, mas a situação foi normalizada no mesmo dia.

A SES-TO destaca que os aparelhos de ar-condicionado da referida unidade hospitalar estão em perfeito funcionamento e em alguns casos, são desligados ou adequados às temperaturas solicitadas pelas pacientes, que se encontram no alojamento conjunto.

Por fim, a Pasta pontua que trabalha diuturnamente para promover uma saúde pública de qualidade para a população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS), tocantinense.

Palmas, 01 de agosto de 2023
Secretaria de Estado da Saúde"

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.