Covid-19

MPTO aciona justiça após Araguaína reduzir horário de vacinação até o início de agosto

Aglomeração de pessoas foi registrada na UBS do Bairro São João.

Por Redação 758
Comentários (0)

06/07/2021 10h22 - Atualizado há 2 anos
Aglomeração na UBS do Bairro São João

O Ministério Público do Tocantins (MPTO) ajuizou, na última sexta-feira (2), ação civil pública requerendo que o município de Araguaína adote providências em caráter imediato para garantir o funcionamento dos postos de vacinação contra Covid-19 em período integral, inclusive nas segundas e sextas-feiras e nos finais de semana, a fim de evitar que a população fique desassistida. 

A ação foi proposta pela promotora de justiça Bartira Silva Quinteiro em virtude do Decreto Municipal nº 058/21, publicado em 29 de junho de 2021, o qual estabelece que no período de 02 de julho a 02 de agosto, o horário de expediente na Prefeitura de Araguaína será diferenciado, funcionando em horário reduzido nas segundas-feiras (das 13h às 18h) e nas sextas-feiras (das 08h00 às 13h00). 

No primeiro dia de novo horário, nesta segunda-feira (5), foi registrada aglomeração na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro São João, que ensejou o MPTO a peticionar reiterando a apreciação do pedido de tutela de urgência da ação.

A promotora de justiça argumenta que o novo horário de funcionamento acaba por prejudicar sobremaneira a vacinação contra covid-19, pois ocasiona a descontinuidade na prestação do serviço essencial de saúde e poderá ocasionar aglomerações e lotação dos postos. 

A situação chegou ao conhecimento do Ministério Público devido às várias denúncias relatando que caminhoneiros, idosos, que se deslocaram da zona rural para se vacinar, bem como a população em geral, mas se depararam com os postos de vacinação contra covid-19 fechados na tarde da última sexta-feira. 

“É inadmissível que diante da situação pandêmica atual, com mais de quinhentas mil mortes no país e mais de quatrocentos e setenta mortes em Araguaína, a população local, que tanto anseia pelo avanço da vacinação, fique desassistida em razão da redução do horário de funcionamento dos postos de vacinação contra covid-19”, reforçou Bartira Quinteiro. 

A Secretaria Municipal de Saúde justifica que a interrupção da vacinação em virtude dos novos horários de atendimento deu-se em razão do funcionamento atípico dos serviços no mês de julho e da ausência de procura das pessoas pela vacinação no referido período.

“A vacinação contra covid-19 durante o período pandêmico é serviço de saúde essencial que, por sua natureza, não pode ser paralisado, descontinuado ou interrompido, não havendo no momento nenhuma razão que justifique a redução do período de vacinação neste município ou a paralisação, principalmente em dias úteis, considerando o cenário de constante lotação dos leitos clínicos e de UTI”, destacou a promotora de justiça.

Dessa forma, a ação requer que a justiça determine ao prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues, a adoção de providência, em caráter imediato, para garantir o funcionamento dos postos de vacinação contra a covid-19, em período integral, durante a semana e nos fins de semana.

Além disso, requer que no prazo de três dias o gestor apresente o plano de funcionamento dos postos de vacinação contra covid-19 para o mês de julho deste ano.

Em caso de descumprimento da medida judicial, será fixada multa diária na base de R$ 10.000,00. 

O QUE DIZ A PREFEITURA?

"A Prefeitura de Araguaína informa que a vacinação contra a covid-19 segue sendo realizada em 17 UBS (unidades básicas de saúde) e no Ginásio Poliesportivo Pedro Quaresma, na Via Lago, todos os dias úteis da semana. Destaca ainda que alcançou a meta de vacinal da maioria dos grupos prioritários da covid-19 e segue ampliando paras novas faixas etárias.

Comunica ainda que as UBS que estão fazendo a vacinação não funcionarão em horário corrido às segundas e sextas-feiras, como estabelecido no Decreto nº 058/21, atendendo no horário anterior ao decreto".

Aglomeração na UBS do Bairro São João

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.