Arapoema

Escola improvisada em antigo alojamento funciona em situação precária e MPTO pede interdição

Antiga escola onde os alunos estudavam foi fechada por risco de desabamento.

Por Redação
Comentários (0)

24/09/2022 08h51 - Atualizado há 1 ano
Antiga escola tinha mais de 20 anos

O Ministério Público do Tocantins (MPTO) solicitou a paralisação imediata do funcionamento da sede provisória da Escola Municipal Maria José Gomes de Sales, em Arapoema, por problemas estruturais que colocam em risco a vida de alunos e professores. O pedido consta em ação civil pública ajuizada nesta quinta-feira (23).

Vistorias realizadas pelo Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Infância e Juventude (Caopije) identificaram que alunos da Escola Municipal Maria José Gomes de Sales, fechada por risco de desabamento, foram remanejados para um espaço também inadequado. 

Segundo o promotor de Justiça Caleb Melo, as salas são superlotadas com paredes feitas em material inflamável e não há extintores no local. Além disso, já houve três acidentes com crianças e uma professora.

“No local funcionava um alojamento de trabalhadores. Foram instaladas divisórias em PVC e madeirite, criando salas de menos de 10m², nos quais são colocados até 30 alunos, que sofrem com o intenso calor, já que não há adequação do sistema de ar-condicionado”, pontua. 

O promotor também questiona a ausência de perspectivas de mudanças, já que o procedimento licitatório para contratação de novas edificações não foi finalizado. Desta forma, pede que seja determinado ao Município de Arapoema que apresente, em 10 dias, uma alternativa para o funcionamento provisório da escola, bem como  apresente relatório detalhado dos recursos repassados pelo Fundeb e resultantes de impostos municipais, entre outras demandas, como o cronograma de conclusão das obras da escola.

Transporte escolar

O relatório levantado pelo Caopije também comprovou equívocos no transporte escolar dos alunos,  que deixaram de ser pegos no local onde residem para pontos de aglomeração.

“No Povoado 19, o recolhimento dos alunos acontece em um bar, expondo-os a riscos que devem ser evitados”, afirma.

Em outros pontos, foi identificado que os estudantes ficam expostos ao sol e chuva ou muito distantes de casa. Além disso, é apontado que os professores estão sem revisão salarial há mais de três anos.  

Na sede provisória, MPTO encontra problemas estruturais

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.