Tratamento cirúrgico

Mutirão de conizações beneficia 15 mulheres com suspeita de câncer de colo de útero em Palmas

A conização é o nome de um tratamento cirúrgico que consiste na remoção de um fragmento do colo do útero.

Por Redação
Comentários (0)

08/10/2019 09h14 - Atualizado há 4 anos
Mutirão no HGP

Quinze mulheres com suspeita de câncer de colo de útero foram beneficiadas com o mutirão de conizações realizado no Hospital Geral de Palmas (HGP), neste domingo (06).

A conização é o nome de um tratamento cirúrgico que consiste na remoção de um fragmento do colo do útero (em forma de cone).

O mutirão faz parte da estratégia Opera Tocantins criada pela Lei Nº 3.369/2018 que dá direito ao PAGH-Cirúrgico conferindo aos profissionais contemplados na norma, desde que atuem na realização do procedimento cirúrgico eletivo em horários que não coincidam com o cumprimento de sua jornada ordinária ou extraordinária, podendo o profissional atuar aos sábados, domingos, feriados, dias de ponto facultativo e durante a semana inclusive em período noturno e madrugada.

“Este mutirão beneficiou várias mulheres na intenção de que elas não desenvolvam a doença e seja feito uma cirurgia curativa, diminuindo a proporção de menos limite no futuro reprodutivo e sexual. O tratamento vai ter seguimento com acompanhamento ambulatorial para um período mínimo de dois anos”, afirmou a médica ginecologista e obstetra Franciely Batista de Oliveira.

O diretor geral do HGP, Leonardo Toledo, disse que o mutirão chegou para beneficiar as pacientes que aguardavam por este tipo de procedimento eletivo. “Nosso principal objetivo é zerar a fila de espera. O mutirão contou com uma equipe qualificada de profissionais dedicados à assistência destas pacientes”, destacou.

A paciente Elivane Babosa saiu de Paraíso do Tocantins para Palmas e aguardava o procedimento. “Me ligaram avisando do mutirão e foi bom, já vou fazer logo”, afirmou.

Ana Francisca da Gloria saiu de Lizarda."Foi bom este mutirão, tranquilo e já vou para casa", declarou.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.