<span style="font-size:14px;">Na semana do Consumidor, o Procon Tocantins divulgou nesta terça-feira (18) o Cadastro de Reclamações Fundamentadas de 2013, trazendo os nomes das empresas mais reclamadas com suas demandas e status de atendimento. A divulgação atende a previsão expressa no artigo 44 do Código de Defesa do Consumidor.<br /> <br /> O Cadastro divulgado pelo Procon Tocantins tem os seguintes cinco primeiros colocados: Lojas Nosso Lar em primeiro lugar, com 284 reclamações, sendo a maioria delas sobre garantia. Em segundo, aparece a Brasil Telecom (telefonia fixa) com 234 reclamações, compreendendo, cobrança indevida/abusiva, em sua maioria. O Banco BMG está em terceiro lugar, com 182 reclamações, tendo sua maior demanda sobre antecipação de financiamento. Em quarto lugar a telefonia celular da Brasil Telecom, com 163 reclamações, onde os maiores apontamentos são sobre cobrança indevida/abusiva e em quinto a Semp Toshiba, com 156 reclamações, sendo grande parte delas por garantia. <br /> <br /> De acordo com o Procon, em comparação a 2013 este ranking apresenta algumas repetições. A realidade de 2012 trouxe também as Lojas Nosso Lar no topo da lista com 163 reclamações, sendo a maioria sobre garantia. Em segundo, Novo Mundo com 153 reclamações com a grande maioria também sobre garantia. Passando para os serviços de telefonia, em terceiro lugar esteve a Brasil Telecom (telefonia fixa) com 149 reclamações, em sua maioria sobre cobrança indevida/abusiva; empresa que ocupou também o quarto lugar com telefonia celular totalizando 143 reclamações, compreendendo sua maior demanda, assim como na telefonia fixa, a cobrança indevida/abusiva. A Americel (Claro) apareceu no quinto lugar com 120 reclamações tendo a cobrança indevida/abusiva como o maior problema apontado pelos consumidores.<br /> <br /> Para o diretor Geral do Procon, Dulcélio Stival, o Cadastro de Reclamações Fundamentadas é uma ferramenta importante que o consumidor pode utilizar para saber quais as empresas mais reclamadas e decidir onde estabelecer uma relação consumerista. Por sua vez, as empresas podem ficar atentas aos problemas apresentados e evitar que aconteçam novamente.<br /> <br /> Dulcélio Stival participará de uma reunião em Brasília, no início do próximo mês, para discutir a possibilidade de implantar no Tocantins, um sistema de atendimento online, onde o consumidor poderá fazer a reclamação e acompanhar o andamento do processo da sua própria casa, via internet, tendo o prazo de alguns dias úteis para apresentar a documentação física no órgão.<br /> <br /> <u><strong><a href="http://central3.to.gov.br/arquivo/181474/" target="_blank">Confira a lista completa de reclamações</a></strong></u></span>