Temperatura

Tocantins em alerta para nova onda de calor na 2ª quinzena de novembro; veja como se cuidar

Inmet emitiu alerta para a ocorrência de uma onda de calor em 12 estados.

Por Redação 1.067
Comentários (0)

13/11/2023 13h13 - Atualizado há 5 meses
Beber muita água é fundamental

A segunda quinzena de novembro vai registrar altas temperaturas em boa parte do Brasil, ainda em decorrência dos efeitos do fenômeno El Niño, que favorece o bloqueio atmosférico e aumenta o calor no centro do país.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alertou para mais uma onda de calor em cidades espalhadas por 12 estados. Além do Sudeste, o calor também será sentido em algumas partes do Amazonas, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Pará, Paraná, Rondônia e Tocantins.

“Essas ondas de calor acabam sendo mais frequentes em anos que estamos sob efeito do El Niño e na nossa região a população deve seguir aquelas orientações que sempre são dadas para essa época. Estamos num período do ano em que a umidade do ar é muito baixa, a temperatura já é alta por natureza na nossa região, e essas ondas de calor intensificam esse processo. A população deve ficar atenta com a hidratação, consumindo muita água, evitando o sol em períodos não indicados, e caso tenha que se expor devido ao trabalho, estar sempre com proteção”, orientou o superintendente do Comando de Ações de Defesa Civil Estadual, coronel Erisvaldo Alves.

Os problemas, especialmente para crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas, incluem desidratação, exaustão pelo calor e o agravamento de condições cardiovasculares e respiratórias, entretanto, com alguns cuidados é possível passar pelo período com mais conforto e menor risco à saúde.

Recomendações gerais

  • Mantenha-se bem hidratado, bebendo água de duas em duas horas, mesmo que não esteja com sede.
  • Procure locais com ar-condicionado ou bem ventilados para se refugiar
  • Evite atividades físicas intensas sob o sol escaldante
  • Não deixe crianças ou pessoas idosas sem vigilância em veículos estacionados
  • Vista roupas leves e utilize protetor solar, chapéus ou bonés para proteger-se do sol
  • Mantenha a casa fresca, cobrindo janelas durante o dia e usando ar condicionado ou ventiladores nas horas mais quentes. Garanta que as conexões elétricas estejam seguras.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.