Alerta

Novas drogas consumidas em festas de Palmas provocam surto psicótico e podem levar à morte

Cinco pacientes que usaram as drogas foram atendidos na UPA Norte só numa única madrugada.

Por Redação 5.912
Comentários (0)

02/09/2019 15h04 - Atualizado há 4 anos
Balada

Cinco pessoas foram atendidas na UPA Norte, em Palmas, com quadro de rebaixamento de consciência por causa de novas drogas que estão sendo utilizadas nas baladas da capital, só na madrugada de sábado, 31 de agosto.

Após as ocorrências, a Secretaria Municipal de Palmas (Semus) fez um alerta sobre o uso das substâncias, principalmente pelo fato de que elas podem ser fatais. Os médicos de plantão na UPA Norte também manifestaram preocupação com o número de atendimentos de jovens com sintomas de overdose.

O médico plantonista da unidade, José Carlos Miele, falou sobre alguns efeitos dessas drogas. “Temos conhecimento que novas drogas vêm sendo utilizadas em baladas na capital. Elas possuem ação rápida e provocam problemas cardíacos sérios. Um fator muito importante que chamou atenção dos médicos foi que os usuários desconhecem é que elas matam”, disse.

O médico conta que os relatos das pessoas atendidas que ingeriram as substâncias são bem semelhantes. “Todas elas disseram que não tinham conhecimento da presença das drogas em suas bebidas e que entraram em pânico assim que perceberam aumento de euforia e a aceleração em seus batimentos cardíacos, com posterior rebaixamento de consciência, náuseas e desmaios”, contou.

Ainda segundo o médico, as vítimas são principalmente mulheres jovens. 

José Carlos alerta que a ingestão destas substâncias pode ser fatal. Essas novas drogas, conhecidas pelos usuários como Key e Gi, provocam surtos psicóticos, parada respiratória, problemas cardíacos e até a morte de algumas pessoas.

Key é o apelido dado a Cetamina (ou Ketamina), assim como Gi é o GHB (Ácido Gama Hidroxibutírico). As duas substâncias são anestésicos usados na composição de drogas sintéticas e estão sendo usadas com frequência em Palmas.

Segundo o médico, trata-se de um anestésico utilizado exclusivamente em ambientes hospitalares, principalmente em cirurgias cardíacas, neurológicas e ortopédica. Também é a alternativa escolhida por traficantes para substituir e/ou intensificar os efeitos do ecstasy e do LSD.

UPA Norte

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.