1º caso

Saúde do Tocantins investiga como homem de 29 anos foi infectado pela variante Ômicron

A amostra foi coletada em Gurupi, sul do estado.

Por Redação 1.352
Comentários (0)

23/12/2021 15h50 - Atualizado há 2 anos
Este é o 1º caso no Tocantins

O Tocantins confirmou o primeiro caso da variante da covid-19 denominada Ômicron nesta quinta-feira (23).

A informação foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) através de nota, mas também já havia sido anunciada pelo titular da pasta, Afonso Piva de Santana.

A amostra, conforme a SES, é de um homem de 29 anos coletada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município de Gurupi, com resultado do teste de RT-PCR liberado no dia 13 deste mês.

“A SES-TO destaca que o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS-TO) está realizando o processo de investigação sobre o histórico do paciente e a possível forma de contaminação”, diz na nota.

Também em nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi informou que o homem voltou do estado de Goiás de ônibus e no dia 10 de dezembro procurou atendimento médico na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade. O paciente não se vacinou contra a covid-19, apresentava sintomas leves da doença, como dores de cabeça, dores musculares e tosse intensa. Ele fez teste para Covid-19, cujo resultado positivo saiu no dia 13.

De acordo com a Saúde de Gurupi, a esposa do paciente também testou positivo para a Covid-19, e a Secretaria aguarda o resultado do exame do sequenciamento genético do vírus, que ainda não saiu.

A variante

Em 24 de novembro de 2021, a Organização Mundial da Saúde (OMS) relatou uma nova variante do vírus SARS-CoV-2 que causa a Covid-19: a B.1.1.529, posteriormente denominada Ômicron.

Detectada pela primeira vez em Botswana e na África do Sul, a Ômicron foi classificada inicialmente pela OMS como Variante de Preocupação.

A vacinação continua sendo indicada como a melhor medida de saúde pública contra a Covid-19.

Veja a nota completa da SES-TO

“A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) informa que foi detectado, nesta quinta-feira, 23, pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (LACEN-TO), em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Rede CoronaÔmica, o primeiro caso da variante ômicron do vírus SARS-CoV-2, no Tocantins.

A amostra é de um homem, de 29 anos, coletada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município de Gurupi, com resultado do teste de RT-PCR liberado no dia 13 deste mês.

A SES-TO destaca que o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS-TO) está realizando o processo de investigação sobre o histórico do paciente e a possível forma de contaminação.

A SES enfatiza que segue com orientações para que os municípios realizem a testagem dos casos suspeitos, dos cuidados pessoais, do uso contínuo das máscaras, higienização das mãos, de evitar aglomerações e manter o distanciamento, reforçando o convite à população que procurem as unidades de saúde para a vacinação contra a COVID-19.

Palmas, 23 de dezembro de 2021

Secretaria de Estado da Saúde

Governo do Tocantins"

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.